Reforma da Biblioteca Benedito Leite está em fase de conclusão



Foto/Handson Chagas 
Secretário Max Barros e presidente da AL, Arnaldo Melo, visitam as obras de reforma da Biblioteca


Encontra-se em fase de conclusão as obras de reforma da Biblioteca Pública Benedito Leite (Praça Deodoro). A informação é do secretário de Infraestrutura, Max Barros, que vistoriou as obras, nesta sexta-feira (20), em companhia do presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, e do adjunto Aparício Bandeira. "Dentro de um mês todas as obras relacionadas a parte física do prédio estarão concluídas", garantiu.

Max Barros revelou que a governadora deve anunciar a data de reinauguração da biblioteca, uma das obras que integram o calendário de atividades em comemoração aos 400 anos de São Luís. "O prédio sofria riscos de desabamento, mas com a reforma a população vai contar com uma moderna biblioteca, com acessibilidade, climatizada, totalmente recuperada", assegurou.

Durante a visita, Max Barros explicou ao presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, os serviços realizados para tornar o espaço seguro e moderno. O investimento é da ordem de R$ 5,2 milhões, recursos oriundos do Tesouro Estadual. A reforma inclui a climatização da Biblioteca, elevador para pessoas com deficiência, além de novas instalações hidráulica, elétrica e de informática.

Além do prédio principal, que funciona há mais de 62 anos, onde fica arquivada a maior parte do acervo, a reforma prevê, ainda, melhorias estruturais no prédio anexo que já tem 23 anos e nunca sofreu nenhuma intervenção de maior porte.

Max Barros disse que o acervo da biblioteca, que hoje gira em torno de 160 mil peças, entre livros, obras raras, revistas, manuscritos, periódicos, jornais e fotografias, será mantido sem alteração. "O manuseio dos livros será facilitado com a implantação de elevadores, além disso, haverá auxílio da informática e o setor vai dispor de modernas técnicas de conservação", destacou.

"Fico feliz em constatar que o governo estadual teve essa iniciativa em reformar um prédio histórico e de referência para a cultura maranhense", declarou Arnaldo Melo. Ele ressaltou que o espaço é tradicional e referência para estudiosos, professores e pesquisadores. "É muito bom saber que a Biblioteca será reaberta completamente modernizada".



Serviços

Enquanto o prédio da Biblioteca Benedito Leite passa por reforma, na Praça Deodoro, grande parte do acervo está à disposição dos interessados em prédio na Rua do Egito, no Centro de São Luís. O local funciona das 8h às 18h, oferecendo para consulta um acervo de 10 mil livros dos setores de Braile, Infantil, Municipalização, Processamento Técnico, Literatura Brasileira e Maranhense, Informática, Escritório de Direitos Autorais e a Administração do órgão, além dos programas de incentivo à
leitura e de capacitação.

Comentários