TERMOELÉTRICA DE MIRANDA DO NORTE GERA ENERGIA PARA SISTEMA NACIONAL


























Por causa dos baixos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, a Usina Termoelétrica Gera Maranhão (UTE Gera Maranhão), localizada em Miranda do Norte, foi acionada e está operando em capacidadade total de 330MW de energia elétrica.

O empreendimento é uma das 60 térmicas que estão em funcionamento no país, atendendo a demanda do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo o diretor-geral da Gera Maranhão, Álcio Adler, o acionamento da usina foi feito ainda em outubro do ano passado, quando os reservatórios já apresentavam baixa. A previsão do Operador do Sistema Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é de que a UTE Gera Maranhão opere pelo menos até março, período em que se espera a recuperação do nível dos reservatórios.

Para acionar os grupos geradores de energia das plantas Geramar I e Geramar II, que integram a Gera Maranhão, estão sendo utilizadas 1.600 toneladas de óleo combustível por dia. O insumo é fornecido pela Petrobras e segue do Porto do Itaqui até Miranda do Norte por caminhão.
“A Gera Maranhão foi acionada e está cumprindo o seu papel de atender ao Sistema Interligado Nacional nesse momento em que o país está precisando da energia produzida pelas térmicas”, assinalou Álcio Adler, ao infomar que oficialmente esta foi a primeira vez que a usina foi acionada pelo ONS desde a sua inauguração, em maio de 2010.

Fora isso, em fevereiro de 2010, três meses antes de ser inaugurada a Gera Maranhão foi acionada durante um fim de semana pela Eletronorte, que precisou fazer manutenção em linha de transmissão que abastece São Luís.

A Gera Maranhão é um empreendimento do consórcio de empresas Servitec, Ligna, Equatorial Energia e Fipe Brasil Energia, que investiu R$ 560 milhões na construção da usina termelétrica. Durante sua instalação gerou 1.200 empregos diretos e indiretos e demandou 600 containeres de equipamentos e peças, além de 38 grupos geradores de 150 toneladas cada, montados na Itália.

Térmicas – Atualmente, 60 usinas termelétricas no Brasil que funcionam por fontes eólica, a carvão, a óleo diesel e combustível, nuclear e a gás natural, estão despachando energia, por meio do SIN. Elas são responsáveis pela geração de 25% de toda a energia distribuída pelo Sistema Interligado e consumida no país. Conforme dados do ONS, o despacho térmico chega hoje a 12,9 mil megawatts.

As térmicas foram acionadas desde o ano passado, quando as hidrelétricas começaram a apresentar queda no represamento de água, devido à escassez de chuvas e hoje, segundo o ONS, os níveis dos reservatórios estão abaixo do normal. Na Região Nordeste, o nível dos reservatórios está em 30,96% de sua capacidade normal.

A UTE Gera Maranhão - formada pelas plantas gêmeas Geramar I e Geramar II - vencedora do 4º Leilão de Novas Energias, realizado em 2007, ganhou o direito de vender energia por um período de 15 anos para 36 distribuidoras espalhadas pelo país, inclusive para a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

DO:  JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO

Comentários