Arnaldo Melo diz que AL lutará pela conclusão das obras na ponte sobre o rio Itapecuru


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), garantiu nesta terça-feira (18), durante a Jornada de Integração Legislativa, reforçar a luta para que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) conclua as obras da ponte sobre o rio Itapecuru, na BR-222. A reforma teve início no final do ano passado, com previsão de conclusão para março de 2013, porém os trabalhos estão atrasados e a possibilidade é da obra ser concluída só em outubro.

Arnaldo Melo garantiu que se for necessário, a Assembleia Legislativa formará uma comissão de deputados para ir até Brasília reivindicar ao Dnit e ao Ministério dos Transportes a conclusão da obra.

A ponte do Itapecuru, que dá acesso ao município distante 90 km de São Luís, passa por obras de alargamento e reforço da estrutura, com orçamento de R$ 5,4 milhões. O atraso tem causado engarrafamentos, lentidão no trânsito e muita reclamação por parte de quem faz o trajeto sobre a ponte. A população reclama da demora da conclusão dos serviços, que por três vezes teve o prazo adiado. O Dnit informou que os adiamentos foram decorrentes de situações da própria obra e de problemas que surgem.

O apoio da Assembleia Legislativa para garantir o término da obra foi solicitado pelo prefeito de Itapecuru-Mirim, Magno Rogério Siqueira Amorim, durante o 15º Encontro Regional da Jornada de Integração Legislativa, que reuniu vereadores de 14 municípios que integram o pólo. Ele informou que apesar dos problemas que o atraso das obras está causando à região, pouco tem sido feito pelo DNIT para dar celeridade aos trabalhos. "Se a ponte ficar intrafegável, toda a sociedade vai sofrer. Queremos o apoio dos deputados nesta luta", disse.

Presente ao evento, o deputado Zé Carlos (PT) informou que já está agendada para o dia 26 de junho uma reunião com a participação do Poder Executivo de Itapecuru, deputados estaduais e vereadores da região, com o objetivo de reivindicar o andamento mais célere das obras da ponte.

Também participando da Jornada, o deputado Neto Evangelista (PSDB) anunciou que já apresentou requerimento na Assembleia solicitando a presença de diretores do Dnit e da empresa responsável pela obra para prestarem esclarecimento sobre os motivos do atraso. Ele citou como exemplo a luta pela ampliação da BR-135, cuja bandeira foi desfraldada pela Assembleia Legislativa.

LEGISLATIVO FORTE

Durante o Encontro em Itapecuru, o deputado Arnaldo Melo pediu aos vereadores que observem com atenção as cobranças que a sociedade tem feito aos Poderes constituídos, reivindicando ações mais eficientes e maior controle sobre os gastos públicos. Segundo ele, o Brasil está pasando por um processo de transformação e de consolidação do processo democrático e o Legislativo não está imune a essas críticas. "Precisamos dar uma resposta e para isso precisamos de um Legislativo forte".

Segundo Arnaldo Melo, não existe deputado forte se há vereadores fracos e não há bons gestores se não houver um bom Legislativo. Ele disse que o Poder Legislativo precisa ter a consciência da sua força e importância.

Fortalecer o Legislativo municipal é um dos objetivos da Jornada de Integração lançada pela Assembleia Legislativa, promovendo a capacitação de vereadores do Maranhão. "Quando tivermos vereadores preparados e cientes da sua incumbência, com certeza o município terá rumo", disse Arnaldo.

Na avaliação do deputado Fábio Braga, o Legislativo precisa de mais respeito, pois foi alvo de injustiças ao longo dos anos, acalentando a imagem negativa de que só existe coisa ruim na política. Ele ressaltou a importância do trabalho que está sendo realizado pela Assembleia Legislativa, por meio da Jornada de Integração "Estamos no caminho certo e temos que estar unidos, marchando com a sociedade runmo às mudanças que se fazem necessárias".

Posicionamento semelhante foi defendido pela deputada Graça Paz (PMDB), que destacou a troca de experiência entre deputados e vereadores consolidando o fortalecimento do Legislativo do Maranhão.

NOVA COMARCA

Presente na solenidade de abertura do evento, a promotora da Comarca de Itapecuru-Mirim, Tereza Muniz, destacou a importância da Jornada e a iniciativa da Assembleia em promover a capacitação dos vereadores, classificados por ela como a célula da democracia e os porta-vozes dos interesses da população.

Os temas livres que também estão sendo abordados nos Encontros Regionais foi outro ponto destacado pela promotora de justiça. Segundo ela, em Itapecuru a criminalidade contra a mulher tem alcançado altos índices, com mais de 500 inquéritos na região, muitos dos quais referentes a homicídios graves. Tereza Muniz pediu apoio dos deputados para a instalação da comarca de Miranda do Norte "onde há um estreito liame entre o crime e as drogas."

O presidente Arnaldo Melo se comprometeu em fazer gestões junto ao governo do Estado e a Procuradora Geral de Justiça para que a comarca seja instalada.

A solenidade de abertura do Encontro Regional contou, também, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Itapecuru, José de Arimateia Costa Junior, e do membro da Academia Maranhense de Letras, ex-deputado Benedito Buzar. A Jornada prossegue nesta quarta e quinta-feira nos municípios de Viana e Pinheiro

Comentários