Antônio Pereira participa do primeiro transplante renal feito em imperatriz






O deputado Antônio Pereira (DEM) participou na manhã desta sexta-feira (29), no Hospital Santa Mônica, da primeira cirurgia de transplante renal realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da história da medicina do Município de Imperatriz, na região Tocantina. 

O democrata comemorou o sucesso da cirurgia e destacou que a implantação do serviço de transplante renal é um marco na história da saúde pública de Imperatriz, que vem recebendo atenção especial da governadora Roseana e do secretário de Saúde, Ricardo Murad. 

Para Antônio Pereira, a efetivação do transplante renal significa uma conquista para o povo da região Tocantina, especialmente o de Imperatriz, e uma vitória para os médicos urologistas e nefrologistas, que lutaram pelo serviço e tiveram sucesso na cirurgia. 

O parlamentar reconhece que o município de Imperatriz mantém uma estrutura básica de atendimento aos 390 pacientes com problemas renais crônicos, que recebem tratamento por meio do SUS, e têm acesso a consultas, acompanhamento e hemodiálise. 

Antônio Pereira lembra que até o dia de hoje os pacientes com problemas renais de da região Tocantina crônicos eram obrigados a se deslocar a São Luís e Fortaleza, para fazer o transplante renal, por meio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). 

A EQUIPE 

A equipe que participou da primeira histórica cirurgia de transplante renal da cidade de Imperatriz foi composta dos médicos cirurgiões Erisvaldo Santos, Valdir Lopes, Alair Firmino, Jadeir Lopes, André Campelo, Carlos e Dantas e do médico gastroenterologista e deputado estadual Antônio Pereira. 

Também participaram da equipe a assistente social Socorro Marques, a psicóloga Venúzia Milhomem, a farmacêutica Teofília Monteira, a enfermeira Diane Souza, e os anestesistas Douglas, Eliane e Joyce. O paciente foi José Carlos Souza Costa, de 31 anos, que passa bem e se recupera da importante cirurgia.           

   

Comentários