sábado, 23 de novembro de 2013

Defensoria Pública inaugurada em Santa Inês, vai beneficiar 100 mil pessoas






Inaugurada nesta quinta-feira (21), em Santa Inês, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) , a nova Defensoria vai beneficiar cerca de 110 mil pessoas dos municípios de Santa Inês e Bela Vista.



Varias autoridades participaram da audiência publica realizada na Câmara Municipal de Santa Inês, durante a manhã de quinta-feira (21), com o objetivo de apresentar a instituição e ouvir as demandas da comunidade, que servirão de base para o planejamento da atuação da Defensoria no município. Além do defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, a corregedora geral da DPE/MA, Fabíola Almeida Barros, e os defensores titulares do Núcleo Regional de Santa Inês Erick Reis e Leandro Araújo participaram também da audiência autoridades locais e representantes da sociedade civil.

O defensor público geral do estado, Aldy Mello de Araújo Filho, ressaltou que a ampliação dos serviços da instituição para o interior do estado tem sido um desafio. "Nossa cobertura geográfica saltou de 2%, em 2010, para 21% em 2013. Hoje a DPE atende 53 municípios, situação bem diferente da vivida há 3 anos, quando a instituição só alcançava 11 municípios. Somos uma das 4 Defensorias que mais cresceram no Brasil nos últimos 3 anos, esta é a 24ª unidade de atendimento da instituição no estado, mas a política pública de acesso à Justiça necessita de mais investimentos para que, num futuro próximo, possa contemplar todas as comarcas", afirmou. 

A juíza titular da 1ª Vara de Santa Inês, Denise Cysneiro Milhomem, enfatizou que a implantação da Defensoria Pública marcará um novo momento para o sistema de Justiça da cidade. “A população se ressentia da dificuldade de um acesso à Justiça no município, em razão da ausência da Defensoria. O processo de interiorização da instituição tem proporcionado ao povo maranhense um sentimento de segurança. A comunidade de Santa Inês e Bela Vista do Maranhão agora encontrará na Defensoria um espaço qualificado para a busca dos seus direitos”, disse.


Também participaram do evento a juíza da 2ª Vara da Comarca de Santa Inês, Larissa Tupinambá Castro; os promotores públicos Frank Teles de Araújo e Flávia Valéria Nava Silva; o representante da Prefeitura, Antônio Nicolau Júnior, o presidente da Câmara Municipal, José Franklin Sekeff Seba; além de secretários municipais, vereadores, advogados, entidades representativas da sociedade civil, imprensa e comunidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa