VI Congresso Brasileiro de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares é realizado em São Luís








Evento reuniu grandes expoentes da cirurgia geral nacional e internacional. O objetivo foi debater temas dessas especialidades e contribuir para o crescimento científico.

A cidade de São Luís sediou, na última semana, o VI Congresso Brasileiro de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares. O evento faz parte do calendário oficial do Capítulo Brasileiro da International Hepato-Pancreato-Biliary Association (CB-IHPBA) e abordou temas dessas especialidades, com convidados nacionais e internacionais, sendo uma oportunidade de atualização de conhecimentos dos estudantes, residentes e profissionais da área da saúde. 

O congresso, com patrocínio do Conselho Regional de Medicina-Ma, foi coordenado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, pelo presidente do CB-IHPBA, Carlos Eduardo Rodrigues Santos (RJ) e pelo presidente do Congresso, Orlando Jorge Martins Torres (MA), que elaboraram uma vasta e rica programação que abrange, desde temas mais simples, como o tratamento da litíase biliar (solidificação da bile - suco digestivo - dentro da vesícula biliar), até os mais complexos, como cirurgias do fígado e pâncreas por videolaparoscopia, procedimentos vasculares e transplantes, abordados através de apresentação de casos clínicos.

Segundo o Dr. Carlos Eduardo Rodrigues, presidente do CB-IHPBA, o congresso tem, por finalidade, a atualização terapêutica cirúrgica e clínica, com ênfase nos novos tratamentos das doenças do fígado e do pâncreas benignas e malignas. “Com mais de cinquenta especialistas nacionais e mais dois conceituados médicos do exterior, o evento é uma grande oportunidade para acesso aos avanços da medicina, além da abertura de portas para o aperfeiçoamento em serviços médicos no Brasil e em todo o mundo”. 

De acordo com o presidente do Congresso, Dr. Orlando Torres, “A classe médica está cada vez mais preocupada em estudar e avaliar doenças que envolvem o fígado, sendo hoje o procedimento mais complexo da cirurgia moderna”. “Neste ano, o congresso buscou fomentar em cada médico a preocupação com a orientação dos pacientes em relação às doenças do aparelho digestivo, com o diferencial de oferecer um melhor tratamento, acompanhado das novas tecnologias utilizadas no campo da medicina”, comentou.



O proctologista e membro do membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Dr. Santiago Servin, que presidiu a discussão sobre Cirurgias do fígado, dentre eles a metástase não colo retais e não neuroendócrinas, ressaltou que esta área de atuação em cirurgia é a que mais cresce no mundo. “Foi uma ocasião em que especialistas nacionais e internacionais trouxeram novas discussões acerca das problemáticas das doenças do câncer, promovendo atualização e troca de experiências entre os cirurgiões”, avaliou o Dr. Servin.

Comentários