quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Divulgar vídeo de presos decapitados é um ato de completa selvageria





O governo do Maranhão classificou ontem como "um ato de completa selvageria" as imagens da decapitação de presos durante uma rebelião no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. A gestão da governadora Roseana Sarney (PMDB) também criticou a divulgação do vídeo, veiculado pela Folha.

"Divulgar esse tipo de gravação é repudiante, pois só corrobora com uma ação no mínimo criminosa, com apelo sensacionalista e que fere todos os preceitos dos direitos humanos e as leis de proteção ao cidadão e à família [dos detentos mortos], que se veem novamente diante de uma exposição brutal", disse o governo, em posicionamento assinado pela Secretaria Estadual de Comunicação.

Após receber o texto, a reportagem telefonou para a assessoria de comunicação do governo para esclarecer se o repúdio mencionado pela administração se referia aos presos que divulgaram o vídeo feito durante a rebelião de 17 de dezembro passado ou à Folha, que veiculou as imagens ontem. A resposta foi que "o governo está se referindo tanto à Folha quanto a quem compartilhou [as imagens], de uma forma geral".

O governo afirmou ainda que o Serviço da Inteligência da Polícia Civil investiga a origem dos vídeos e os responsáveis por imagens de Pedrinhas distribuídas na internet.

Entre as medidas que a gestão disse ter tomado para devolver a normalidade ao sistema prisional estão o reforço da segurança interna nos presídios da região metropolitana da capital e a criação de uma comissão de investigação.

Segundo o governo, esse grupo foi criado após o Conselho Nacional de Justiça ter denunciado violações de direitos humanos dentro do complexo. "O Governo do Maranhão reafirma que sempre agiu em conjunto com todos os setores e órgãos que atuam na defesa dos direitos humanos e daqueles que promovem a garantia da justiça e segurança."


Jornal O Estado 08/01/14
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André