Matões do Norte ganha Hospital Estadual com unidade avançada de alta complexidade



Hospital Estadual de Matões do Norte será inaugurado nesta sexta-feira 

Com a inauguração nesta sexta-feira (31), do Hospital Estadual de Matões do Norte, pacientes de 14 municípios da região não precisam mais ir para São Luis, ou buscar atendimento em outras regiões.  

A primeira unidade avançada do Hospital Geral de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho, será inaugurada nesta sexta-feira (31), no município de Matões do Norte. O hospital prestará atendimento de traumas e cirurgias ortopédicas de urgência e será referência para 14 municípios da região - Matões do Norte, Anajatuba, Arari, Belágua, Cantanhede, Itapecuru-Mirim, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim.

A unidade de Matões do Norte, será mantida com recursos estaduais, e funcionará 24 horas, com equipes qualificadas de cirurgiões, ortopedistas, anestesistas, intensivistas, três salas cirúrgicas e salas vermelhas com leitos de UCI. 

"As unidades de urgência e emergência não podem ser de pouca qualidade e resolução. Esta será uma extensão do Hospital Geral de São Luís, com a mesma qualidade e equipes qualificadas para que as intervenções sejam realizadas com sucesso e rapidez", enfatizou o Secretario de Estado da Saúde, Ricardo Murad, nesta quarta-feira (29), durante reunião com prefeitos e secretários de saúde dos 14 municípios da região de Matões do Norte, onde foi detalhada toda a operacionalização da unidade avançada.

"É mais um hospital da rede estadual que será porta aberta para pessoas que sofrerem acidentes em áreas próximas ou forem encaminhadas pelos 14 municípios. Com isso, vamos resolver o drama da superlotação da rede de urgência e emergência em São Luís e diminuir o sofrimento das pessoas que ficam aguardando por cirurgias nos corredores dos Socorrões", afirmou o secretário.

Com o mesmo perfil do Hospital de Matões do Norte, serão implantadas ainda este semestre outras três unidades avançadas do Hospital Geral em São Luís - nos bairros Vila Luizão, Vila Palmeira e Maiobão. As obras estão em andamento.


Comentários