quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Mulher está algemada a um banco no corredor - Delegacia não tem cela para mulheres




A falta de um presidio feminino no interior do estado do Maranhão, ou de celas femininas nas delegacias regionais tem criado situações vexatórias de claro atentado aos direitos humanos e a Constituição Federal, e que deve receber a atenção do Ministério Publico. Um caso registrado nesta quarta-feira (26), no município de Codó, mostra bem esta triste e dura realidade: 

Uma mulher de 29 anos de idade, está algemada a um banco no corredor da delegacia Regional de Codó, há vários dias. Clenúbia de Souza, de 29 anos, foi presa com o seu companheiro, Juscelino Borges da Silva. Segundo a polícia, os dois foram encontrados com 14 pedras de crack e já estão com a prisão preventiva decretada pela Justiça. O homem foi mandado para uma cela, mas ela nunca saiu do corredor da regional. Desde então está algemada.

A suspeita disse que teria dormido duas noites no chão, praticamente na mesma posição. Para fazer suas necessidades fisiológicas, ela precisa ser acompanhada por carcereiros até o banheiro. O fato expõe um grave problema do sistema carcerário na região: nenhuma das quatro cidades que integram a chamada Regional Codó possui celas femininas.

Antes, todas as presas eram transferidas para a delegacia de Coroatá, que foi destruída por um incêndio provocado pelos presos em 22 de fevereiro no ano passado. Sem alternativas, as detidas ficam esperando por vagas em presídios de outras cidades.

Segundo o delegado regional de Codó, Rômulo Vasconcelos, Clenúbia espera por uma vaga no Presídio Feminino de São Luís. “Nós não temos celas femininas em Codó e estamos esperando que essa vaga seja aberta em São Luís”, concluiu.

Com informações do G1 Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa