quinta-feira, 13 de março de 2014

Começou nesta quarta a II Semana de Renegociação de Dívidas







A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), iniciou nesta quarta-feira (12), a II Semana de Renegociação de Dívidas, realizada na Praça de Eventos do Rio Anil Shopping, em São Luís.

A Semana em celebração ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, tem como tema “Consumo consciente, saia do quadro de superendividamento, procure o auxílio do Procon-MA”. Na ocasião, foram montados estandes de várias empresas para receber os consumidores para renegociar dívidas e tentar a conciliação, mediante acompanhamento do Procon. Além disso, durante a semana serão oferecidos atendimentos e palestras buscando oferecer auxílio e orientação financeira aos consumidores em situação de endividamento.

O gerente do Procon-MA, Kleber José Moreira, falou sobre a segunda edição do evento que deve atender cerca de 4 mil pessoas. “O Procon-MA está buscando, em conjunto com diversas empresas, bancos, financeiras, um acordo, uma conciliação entre consumidores e prestadores de serviços. Estamos intermediando os acordos e negociações para que não sejam estabelecidos juros abusivos, para que todos saiam ganhando”, disse.

Participam do evento, instituições financeiras e 10 empresas dos segmentos de comércio varejista, telefonia fixa e celular e TV por assinatura, além da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e SPC/SERASA. Para participar, o interessado deve portar RG, CPF, comprovantes de pagamento ou comprovante de renda.

A ação do Procon foi aprovada pelos consumidores, a exemplo do marinheiro Santiago Cardoso. “É uma iniciativa muito salutar, por que nós temos a oportunidade de sanar nossos débitos, além de educar e organizar nossa vida financeira. É uma iniciativa muito boa do Procon e eu acredito que muitas pessoas vão sair com suas dívidas sanadas, inclusive eu”.

Público e Programação

No ano passado, foram realizados cerca de 2 mil atendimentos em três dias. Para este ano, a expectativa é que sejam realizados cerca de 4 mil atendimentos até sexta-feira (15).

A programação conta com palestras sobre: Direitos básicos do consumidor; Aspectos jurídicos do superendividamento; Credito positivo; Saúde financeira voltada para a melhor idade; Financiamentos imobiliários; entre outros. O atendimento nesta quarta, quinta e sexta-feira é das 14h às 21h30h. No sábado (15), encerramento da ação, o atendimento acontece das 10h às 22h.

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