Parabéns Neto Hadad, você sai vencedor


Divulgado em primeira mão pelo jornalista Daniel Aguiar, no blog Notas do Daniel Aguiar, a saída de Neto Hadad do governo de Ribamar infelizmente se confirmou. Vale lembrar que antes de Hadad, dois outros secretários já haviam deixado o governo, pelos mesmos motivos.

Fernando Costa Alves. secretário de Finanças do município e irmão do prefeito Ribamar Alves, que deixou o goveno atirando para todos os lados, e o médico Thiago Lima, secretário de Saúde de Santa Inês e filho do prefeito Ribamar Alves. 

Os motivos seriam os mesmos. Conflitos e desavenças com a Primeira Dama, Luana Costa, que segundo comentam alguns dos ex secretários, atua como se fosse uma segunda prefeita. Nestas disputas internas, a primeira dama parece sempre levar a melhor, só que o desgaste politico e pessoal do prefeito e da primeira dama por conta destas desavenças entre aliados que lutam pelo poder são muito altos e não se sabe ainda qual a sua extensão, é muito cedo ainda para avaliar o tamanho do estrago dentro do grupo politico que levou Ribamar Alves a prefeitura em 2012.

Ao  se confirmar a saída do chefe de Gabinete da prefeitura de Santa Inês, jornalista Wady Hadad Neto, fica claro que o gestor municipal perdeu o rumo de vez.

Neto Hadad era o nome mais forte, mais competente e mais respeitado deste governo, ele foi um dos principais, ou talvez o mais importante articulador da campanha que resultou na eleição de Ribamar Alves. 

Já no governo, como Chefe de Gabinete, Hadad desempenhou papel relevante como homem forte do governo municipal, coube a ele apaziguar, conciliar e intermediar grandes conflitos dentro e fora do governo, tendo sucesso absoluto nesta missão.

Foi Hadad quem quebrou a resistência, negociou e trouxe para o governo algumas lideranças até então de oposição. Conciliador e dono de boa oratória, Hadad sempre procurou encontrar uma solução viável e que agradasse os vários lados envolvidos em todos os muitos problemas que tomaram conta da nova administração.

Hadad foi o para choque do prefeito e desta administração, sua saída, agora confirmada, é uma perda irreparável, que certamente trará reflexos e resultados negativos para Ribamar Alves, além de fornecer mais munição e fortalecer ainda a oposição.

Pior ainda são os motivos que forçam Hadad a pedir exoneração. Afinal um Chefe de Gabinete, equivale a um chefe da Casa Civil, ele é o homem forte do governo, para exercer bem sua função, precisa de autonomia e de extrema confiança do prefeito, ou seja tem que ter carta branca, faltando um destes requisitos, infelizmente, não tem como permanecer no cargo.

A interferência da 1ª dama na administração é do conhecimento de todos, a queda de braço entre Hadad e Luana vem se arrastando desde a posse, e vem se agravando com o passar do tempo.

Ao que parece Luana venceu a batalha, com Hadad fora do governo ela tem carta branca e passa a desempenhar a função de principal articuladora do governo. 

Uma avaliação mais criteriosa vai mostrar que estão ação produzirá resultados negativos ao governo municipal, que este tipo de desavenças, brigas, e disputas internas enfraquecem ainda mais a administração. O fogo amigo traz graves resultados, em um ano eleitoral, onde a 1ª dama é candidata a um mandato e precisa reforçar a imagem de competente, amiga e apaziguadora.

Neto Hadad sai ileso, sem nenhum prejuízo ou desgaste seja ele politico ou pessoal, cabeça erguida, pés no chão e certeza do dever cumprido. Poderia sair atirando para todos os lados como outros já fizeram, porém conhecendo como o conheço, tenho certeza que sairá em silêncio.

Comentários