Sedihc apoia Campanha da Fraternidade

Coordenadora da Sedihc, Rafaela Brussac, na mesa de autoridade durante lançamento da Campanha da Fraternidade






Representações da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) participaram, a convite da Arquidiocese de São Luís, da cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade 2014, nesta sexta-feira (7).

Com o tema "Fraternidade e o Tráfico Humano", a campanha, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), chama a atenção para o "comércio" de seres humanos que são tratados como mercadorias e denuncia várias formas de tráfico humano como violação da dignidade e da liberdade.

De acordo com a superintendente de Articulação e Avaliação de Direitos Humanos da Sedihc, Pedro Gabriel Sousa, a secretaria tem realizado ações de combate a esse crime. No ano passado, foram realizadas capacitações de gestores municipais, trabalhadores rurais e da sociedade civil organizada sobre combate ao tráfico de pessoas. "A Secretaria está mobilizada na luta contra o tráfico de pessoas. Além das capacitações, o órgão instalou o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Sedihc, Rafaela Brussac, o tráfico de pessoas refere-se à prática de retirar pessoas de um determinado local para levá-las para outra região de um mesmo país ou de outra nação para práticas na área sexual, mendicância, trabalho escravo e transplante de órgãos.

"A principal causa do consentimento das vítimas de tráfico humano é a falta de oportunidade de emprego e também de informação. O combate a esse crime é um trabalho coletivo, por isso apoiamos a Campanha da Fraternidade da CNBB", afirmou Rafaela Brussac.

Comentários