terça-feira, 18 de março de 2014

Sedihc participa de mais uma reunião do Comitê de Gestão Integrada



A governadora Roseana Sarney presidiu, na tarde desta segunda-feira (17), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, mais uma reunião do Comitê de Gestão Integrada, que reúne representantes do Departamento Penitenciário Nacional/Ministério da Justiça, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado, Secretarias de Estado e órgãos da segurança. Na ocasião, foi apresentado o Sistema de Justiça Aplicada do Departamento Penitenciário Nacional (SisDepen), que será adotado pelo Maranhão.

“Estamos avançando, as obras estão seguindo o trâmite previsto. Ainda temos problemas a serem resolvidos, mas já fizemos muitos progressos no sistema prisional do estado. Essa é a prova de que a união de órgãos neste Comitê foi uma medida acertada”, declarou a governadora.

Presentes, a representante do Ministério da Justiça, Clarice Calixto; a procuradora geral do Estado, Helena Haickel; a corregedora geral de Justiça, Nelma Sarney; o procurador Miguel Pereira; os defensores públicos Paulo Rodrigues da Costa e Bruno de Almeida Maciel; e os secretários Sebastião Uchoa (de Justiça e Administração Penitenciária), Aluísio Mendes (Segurança Pública), Catharina Bacelar (Mulher), Luiza Oliveira (Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania), Carla Georgina (Comunicação Social), a delegada geral de Polícia Civil, Maria Cristina Menezes; e o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Zanoni Porto.

Na ocasião, o diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional, Luiz Fabrício Vieira Neto, fez a apresentação do Sistema de Justiça Aplicada do Departamento Penitenciário Nacional (SisDepen), que será empregado de forma pioneira no Maranhão. A utilização deve começar no mês de abril.

A ferramenta de gestão prisional reunirá dados oriundos da Delegacia de Polícia, juízes e diretores de unidades prisionais. A base de dados do sistema ficará em Brasília. O sistema vai compilar todo o cadastro processual do detento, incluindo informações pessoais, do processo e da remissão de pena, entre outros.

Testes com o software já foram realizados por técnicos da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) e o treinamento de servidores que utilizarão a ferramenta será realizado em breve. As informações poderão ser atualizadas diariamente, garantindo atualidade aos dados.

Os secretários Sebastião Uchoa, Luiza Oliveira e Aluísio Mendes fizeram um relato de reunião ocorrida em Brasília com membros da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), e entidades de Justiça Global, Conectas, Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos (SMDH) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA).

Luiza Oliveira relatou que, após a apresentação das ações do Comitê, os representantes presentes definiram que a sociedade civil terá participação no monitoramento e construção do Plano de Pacificação das Prisões de São Luís do Maranhão. Ela informou, ainda, que o primeiro encontro dos membros do Comitê com integrantes das entidades, ocorreu na segunda-feira (10), no Palácio dos Leões, em São Luís.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André