terça-feira, 22 de abril de 2014

Em Bom Jardim sai Lidiane Rocha e entra Malrinete Gralhada



A prefeita de Bom Jardim, Lidiane Rocha (PRB), foi afastada do cargo na manha esta terça-feira (22). O afastamento foi aprovado em tumultuada sessão da câmara de vereadores. Dos doze vereadores que compareceram a sessão, nove votaram a favor do afastamento, dois contras e um se absteve.

A decisão de afastar a prefeita faz parte de um nefasto jogo politico de queda de braços envolvendo grupos políticos do poder executivo, legislativo além do grupo da vice-prefeita.

Por outro lado, vereadores de oposição alegam que o afastamento é legal, e está baseado no termo do art. 20, paragrafo único da lei nº 8.429/199, que atende ao pedido feito por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada a partir de denúncias de que a gestora teria comprado um terreno superfaturado sem autorização legislativa como determina a Lei Orgânica Municipal e por uma suposta farra de combustíveis promovida pelo executivo municipal em Bom Jardim.

Para o vereador Silvano Andrade, presidente da Câmara, depois que a denúncia foi aceita, os vereadores decidiram instalar uma CPI para investigar as acusações, "O afastamento é necessário já que ninguém consegue obter informações da prefeita que sequer nos recebe na Prefeitura e como existe as denúncias, seguida da vacância do cargo, o melhor foi o afastamento oficial para que o vice pudesse assumir e pelo menos gerir a administração municipal até que haja um esclarecimento da situação" enfatizou o presidente.

O afastamento da prefeita tem prazo de noventa dias, em seu lugar a câmara empossou imediatamente a ex-deputada e vice-prefeita Malrinete Gralhada (PPS). Ao tomar posse como prefeita, Malrinete disse que enquanto tiver a frente do executivo vai governar com o povo, e que pretende normalizar a merenda escolar, regularizar as aulas e principalmente dar posse a todos os excedentes. Vale lembrar que prefeita e vice romperam dois meses após a posse, ainda em 2013.

Partidários da vice-prefeita, agora empossada como prefeita foram as ruas para comemorar. O clima politico no município é tenso e merece atenção redobrada, já que Bom Jardim tem histórico triste em casos de violência envolvendo políticos e principalmente prefeitos.

Além do mais, quanto tempo vai durar este afastamento. Se nos basearmos em casos anteriores, todos os prefeitos afastados voltam ao cargo no máximo em 48 horas, resguardados e protegidos por uma liminar da justiça, vale a pena acompanhar de perto este cabo de guerra para saber que sairá vitorioso, de uma coisa temos certeza o maior perdedor com este imbróglio e o povo, que devido a insegurança jurídica e institucional vivem em eterno clima de campanha politica, manipulados hora por grupo A, outra hora pelo grupo B.  

O município de Bom Jardim distante 275 quilômetros da capital, tem cerca de 39 mil habitantes e uma vasta área territorial, um dos maiores municípios do Maranhão, com 6 590,475 km².


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André