Em Bom Jardim sai Lidiane Rocha e entra Malrinete Gralhada


A prefeita de Bom Jardim, Lidiane Rocha (PRB), foi afastada do cargo na manha esta terça-feira (22). O afastamento foi aprovado em tumultuada sessão da câmara de vereadores. Dos doze vereadores que compareceram a sessão, nove votaram a favor do afastamento, dois contras e um se absteve.

A decisão de afastar a prefeita faz parte de um nefasto jogo politico de queda de braços envolvendo grupos políticos do poder executivo, legislativo além do grupo da vice-prefeita.

Por outro lado, vereadores de oposição alegam que o afastamento é legal, e está baseado no termo do art. 20, paragrafo único da lei nº 8.429/199, que atende ao pedido feito por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada a partir de denúncias de que a gestora teria comprado um terreno superfaturado sem autorização legislativa como determina a Lei Orgânica Municipal e por uma suposta farra de combustíveis promovida pelo executivo municipal em Bom Jardim.

Para o vereador Silvano Andrade, presidente da Câmara, depois que a denúncia foi aceita, os vereadores decidiram instalar uma CPI para investigar as acusações, "O afastamento é necessário já que ninguém consegue obter informações da prefeita que sequer nos recebe na Prefeitura e como existe as denúncias, seguida da vacância do cargo, o melhor foi o afastamento oficial para que o vice pudesse assumir e pelo menos gerir a administração municipal até que haja um esclarecimento da situação" enfatizou o presidente.

O afastamento da prefeita tem prazo de noventa dias, em seu lugar a câmara empossou imediatamente a ex-deputada e vice-prefeita Malrinete Gralhada (PPS). Ao tomar posse como prefeita, Malrinete disse que enquanto tiver a frente do executivo vai governar com o povo, e que pretende normalizar a merenda escolar, regularizar as aulas e principalmente dar posse a todos os excedentes. Vale lembrar que prefeita e vice romperam dois meses após a posse, ainda em 2013.

Partidários da vice-prefeita, agora empossada como prefeita foram as ruas para comemorar. O clima politico no município é tenso e merece atenção redobrada, já que Bom Jardim tem histórico triste em casos de violência envolvendo políticos e principalmente prefeitos.

Além do mais, quanto tempo vai durar este afastamento. Se nos basearmos em casos anteriores, todos os prefeitos afastados voltam ao cargo no máximo em 48 horas, resguardados e protegidos por uma liminar da justiça, vale a pena acompanhar de perto este cabo de guerra para saber que sairá vitorioso, de uma coisa temos certeza o maior perdedor com este imbróglio e o povo, que devido a insegurança jurídica e institucional vivem em eterno clima de campanha politica, manipulados hora por grupo A, outra hora pelo grupo B.  

O município de Bom Jardim distante 275 quilômetros da capital, tem cerca de 39 mil habitantes e uma vasta área territorial, um dos maiores municípios do Maranhão, com 6 590,475 km².


Comentários