Chuvas causam estragos em São Luis - Governo do Estado e Prefeitura socorrem vitimas





Um pessoa morreu e pelo menos cinquenta famílias estão desabrigadas na capital maranhense depois da forte chuva que caiu sobre São Luis neste sábado (10). Genival da Silva Severiano, de 45 anos era morador do Angelim e foi levado por uma enxurrada.As áreas mais atingidas são os bairros, Coroadinho, Vila Lobão, Santo Antônio, Sá Viana, Residencial Primavera, Matança, Vila Apaco, Vila Militar e Fumacê.

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) e da Defesa Civil, está prestando apoio à Prefeitura de São Luís no auxílio às famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram na cidade neste sábado (10).

Homens da Defesa Civil Estadual passaram a noite de sábado (10) e madrugada de domingo (11) ajudando o município no deslocamento de famílias que tiveram suas casas alagadas em diversos pontos da cidade.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Vanderley Pereira, além da ajuda às famílias atingidas, especialmente na região da Apaco (Cidade Operária) e Sá Viana, a Defesa Civil Estadual também atendeu casos de quedas de árvores e muros.

A Defesa Civil Estadual está com um efetivo de quase 200 homens prontos para ajudar a população.

“Orientamos as famílias que residem em áreas de risco de desabamento e de alagamentos, que desocupem esses locais o quanto antes ou solicitem a ajuda do poder público”, disse o coronel Vanderley Pereira.

A Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) também está acompanhando a situação das famílias atingidas, verificando a demanda de cada uma.

Em relação às estradas que cortam a região metropolitana da Ilha, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) já está trabalhando emergencialmente nas MAs 201, 202 e 204 na recuperação de trechos danificados pela força das chuvas.

Quanto à Barragem do Bacanga, a Sinfra informa que o nível das águas subiu além do esperado neste sábado (10), por conta do alto índice de chuvas.

E no momento da chuva mais intensa não foi possível abrir as comportas, pois o nível do mar também estava elevado. 

A secretaria esclarece, ainda, que os problemas no local já foram sanados. As comportas estão abertas e a barragem opera normalmente.

Comentários