sábado, 10 de maio de 2014

Lobão Filho efetiva Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários




Com a participação dos senadores Lobão Filho (PMDB) e João Alberto (PMDB), a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários foi instalada nesta sexta-feira (09) no Maranhão, 11º estado a efetivá-la. Dos 500 mil trabalhadores do setor de comércio e serviços da região que serão beneficiados, metade exerce a profissão em São Luis (MA). No Brasil, 12 milhões de trabalhadores comerciários, a maior categoria profissional do país, será fortalecida com a iniciativa, que é nacional.

Realizada no plenário da Assembleia Legislativa, a sessão solene para criação da Frente foi presidida pelo seu coordenador estadual, o deputado Alexandre Almeida (PTN). Com apoio da Federação dos Empregados no Comércio do Estado (FECEMA), filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Almeida agora terá a missão de levar a Frente Parlamentar aos polos comerciais do Estado, envolvendo os atores municipais: sindicatos, vereadores e comerciários.


Articulador da chegada da Frente Parlamentar no Maranhão, Lobão Filho parabenizou os trabalhadores do comércio pela criação da proposta. “Essa Frente Parlamentar defende 12 milhões de brasileiros junto ao Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. É importantíssima. Eu me junto a essa frente em defesa dos comerciários com alegria e muita honra. Parabéns a todos”, disse o peemedebista.

A Frente, que é suprapartidária, tem como proposta encaminhar as demandas dos trabalhadores do comércio junto ao Congresso, em nível nacional, e nas assembleias e câmaras legislativas, nos estados e municípios. A CNTC reúne 27 federações filiadas e 830 sindicatos. Em março deste ano foi sancionada a lei que regulamentou a profissão de comerciário. Um marco legal na história de 12 milhões de trabalhadores e cidadãos brasileiros.

Coordenada pelo deputado federal Roberto Santiago (PSD-SP), a Frente foi criada no país em 2013. A mesa dos trabalhos foi formada pelos dois senadores, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), o deputado Alexandre Almeida (PTN), o ex-secretário de Estado de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário, a presidente estadual da CUT, Maria Adriana Oliveira, o representante da CNTC, Lourival Melo, e o presidente do Sindicato dos Comerciários do Maranhão, Osvaldo Miller.

Prestigiaram a sessão os deputados Vitor Mendes (PV), Vianey Bringel (PMDB) e Jota Pinto (PEN), os ex-deputados estaduais Joaquim Haickel e José Raimundo Rodrigues; o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Raimundo Monteiro, e o secretário adjunto de Articulação Política, Rodrigo Valente. Para o deputado Chiquinho Escórcio, é importante e oportuna a Frente “em defesa dessa classe que é fundamental para a riqueza do Estado”.

União de forças - Para Lobão Filho, a Frente Parlamentar tem reivindicações justas, que agora precisam ser debatidas no Congresso e virar leis. “Prontifiquei-me neste momento a fazer parte deste grupo de forças para que a gente possa mudar para melhor a vida de 12 milhões de brasileiros. São 12 milhões de comerciários”. Lourival Melo, da CNTC, destacou que a instituição viabiliza o diálogo com o Poder Legislativo para melhorar as leis e ações em defesa dos trabalhadores.

O deputado Alexandre Almeida, coordenador estadual da Frente Parlamentar, informou que após a instalação, haverá agora uma agenda de trabalho no sentido de mobilizar todos os segmentos que tem afinidade com a categoria dos trabalhadores do comércio para que seja elaborada uma pauta legislativa. “Vamos trabalhar a questão do piso estadual da categoria e apresentar um projeto de lei, que é uma resposta da Assembleia Legislativa para garantir melhores salários desta categoria tão importante”.

Para o líder sindical Rodrigo Comerciário, a presença dos senadores Edson Lobão Filho e João Alberto, deputados federais e estaduais, do coordenador estadual, do deputado Alexandre Almeida, sindicalistas locais e lideranças nacionais da categoria fortalece a Frente mista nacional. Fortalece também, segundo ele, os pleitos junto aos parlamentos municipal, estadual e federal.

Lobão Filho comenta números do Instituto Exata

Em entrevista ao jornalista José Raimundo Rodrigues, da TV Guará, o senador Edson Lobão Filho respondeu a questionamentos sobre os números da recente pesquisa do Instituto Exata, divulgada pela emissora do radialista. Nela, o candidato do PMDB ao governo estadual vem surpreendendo pelo rápido crescimento, onde já alcança 23% das intenções de votos na corrida ao governo estadual.

Os números apontam que o senador já tem o dobro do que foi divulgado há três semanas por outro instituto, o DataM. Segundo ele, os números o deixam ainda mais estimulado a participar da disputa para o governo do Maranhão. "Conversando com as pessoas, conversando com jornalistas, classe que respeito tanto, estamos transmitindo a nossa mensagem de certeza de um futuro melhor, que isso certamente trará ao Maranhão novos rumos nos anos que virão", avaliou.

Agenda de Visitas e mensagem ao dia das mães

Neste sábado (10), o peemedebista participa do aniversário da cidade de Estreito e na segunda-feira (12) prestigiará a abertura oficial do 12º Agrobalsas 2014, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas. Em homenagem ao Dia das Mães, comemorado neste domingo (11), o Senador Lobão Filho dedicou uma mensagem a elas, enviando-lhes “um beijo no coração de todas as mães neste domingo especial, dia das mães. Um abraço carinhoso a todas as famílias maranhenses”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa