quinta-feira, 10 de julho de 2014

Delegacia da Mulher realiza ações de prevenção à violência


Delegada Kazumi Tanaka, da Delegacia da Mulher

Através de palestras e parcerias com órgãos voltados à Rede de Enfrentamento a Violência contra Mulher, a Delegacia da Mulher está transmitindo informações para mulheres de São Luís sobre seus direitos. Sob comando da delegada Kazumi Tanaka, a delegacia realiza um trabalho realiza as investigações e, também, coloca em prática ações de prevenção contra a violência.

“Realizamos um trabalho diferenciado dos demais distritos, atuamos também com a articulação de meios que diminuam a violência contra mulher. A conscientização dessas mulheres é fundamental para essa diminuição”, explicou Kazumi.

As comunidades que registram grande número de denúncias são o principal alvo do trabalho de conscientização realizado pela equipe. Entre os bairros com maiores ocorrências estão o Centro, Coroadinho, Liberdade, Maracanã e Anjo da Guarda.

Nos primeiros meses de 2014, foram 2.624 denúncias de mulheres vítimas de violência, número similar ao mesmo período do ano passado. De acordo com a delegada, as ameaças são o principal motivo dos registros. Em 2013, foram requeridas cerca de 1.300 medidas protetivas à Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. “Isso demonstra que a mulher está mais consciente de que não é apenas a agressão física que caracteriza a violência e que é necessário”, destaca a delegada.

Para a titular da Delegacia da Mulher, a efetivação da Lei Maria da Penha foi fundamental para o aumento no número de denúncias nos últimos anos. Com a criação da Lei, outros órgãos foram criados visando a proteção e maior amparo a mulher “Após a Lei, a mulher ficou mais segura e consciente sobre os seus direitos. O aumento das ocorrências reflete isso e também a necessidade de políticas continuas de enfrentamento a violência contra a mulher. É preciso trabalhar em cima da causa para evitar ”, frisou.

Perfil da Delegada

A delegada Kazumi Tanaka ingressou no ano de 1998 na Polícia Civil do Maranhão. Formada em Direito, atuou na Delegacia de Acidentes de Trânsito (DAT) e em alguns distritos do interior do estado. Integra há dez anos a equipe da Delegacia da Mulher, sendo seis como delegada titular.

É membro do Comitê de Monitoramento do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres; do Colegiado da Rede Amiga da Mulher; da Câmara Técnica de Monitoramento do Pacto Nacional de Enfrentamento á Violência Contra a Mulher; Professora da Academia Integrada de Segurança Pública e Vice Presidente do Conselho Estadual da Mulher.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André