Revolução na saúde pública

A opinião do Jornal Pequeno sobre a saúde pública no Estado do Maranhão, o trabalho do secretário de Estado da Saúde Ricardo Murad frente a pasta além de uma avaliação do Programa Saúde e Vida estão estampados no EDITORIAL do jornal desta quinta-feira (17), com o titulo: Revolução na saúde pública o matutino solta o verbo e diz tudo sobre a saúde publica no Maranhão.


Revolução na saúde pública 

EDITORIAL - Jornal Pequeno 17/07/2014

Critique-se, seja lá porque motivos for, o governo Roseana Sarney, mas não se pode negar que o secretário Ricardo Murad promoveu uma verdadeira revolução na saúde do estado. Nunca tinha podido contar este estado com algo que se pudesse chamar Sistema de Saúde, mas houve aqui uma verdadeira reviravolta com a construção de uma quantidade de hospitais considerados simplesmente imprevisível.

São mais de 40, além da Upas, funcionando a todo vapor e dando plenas condições de atendimento a milhões de pacientes de São Luis e do interior do Maranhão.

Para que se tenha uma ideia do tamanho da grandiosidade do projeto de saúde publica do Maranhão, basta lembrar que a revolução na saúde proposta pelo médico e ex-governador Jackson Lago previa a construção de apenas 5 hospitais regionais. E agora são mais de 40.

A mais rápida visita ao Hospital Carlos Macieira leva qualquer um a concluir que não há na rede particular do estado nenhum hospital que se equipare. Em dimensões, instalações, higienização, modernidade e eficiência. Vença quem vencer essa eleição, iniciará o governo com a vantagem de dispor de uma rede hospitalar digna dos grandes centros, um verdadeiro Sistema de Saúde, coisa com que outros governadores jamais puderam contar. Não existiam hospitais no Maranhão. E todos esses recém construídos, reformados e equipados representam uma revolução na saúde pública que não se viu nos últimos tempos em outro estado do Brasil. 

O secretário Ricardo Murad, partiu do zero para implantar no Maranhão, um moderno e revolucionário Sistema de Saúde. Somente alguns dados referente ao Hospital Carlos Macieira, já refletem essa realidade. São (09) NOVE salas de cirurgia, (33) TRINTA E TRÊS maquinas de hemodiálise, equipamentos ultra modernos, unidades de AVC e tratamento cardíaco com a capacidade de receber 150 pacientes de uma só vez. E o hospital pode realizar todos os tipos imagináveis de cirurgia. Cirurgia geral, vascular, plastica, bariátrica, proctológica e neurocirurgias. 

Se pensarmos que essa reconstrução da saúde começou a menos de quatros anos, em meio a pessoas que mal acreditavam na proposta do Programa Saúde e Vida, entendemos que em se tratando de saúde pública o que houve nesse estado foi foi uma verdadeira revolução. E, inclusive desnecessário e inconsequente fazer politica com essa conquista, pois se trata da redenção do Estado em termos de saúde pública.

O Estado cresceu para 7 milhões de habitantes, a capital cresceu para mais de 1 milhão de habitantes, ser todas essas obras e todos esses modernos equipamentos não estivessem aqui, o futuro do povo do Maranhão ficaria comprometido por dezenas de anos. Essa é de fato, uma vitória do povo que todos devem honrar. Talvez a maior vitoria administrativa da historia do Maranhão.

Comentários