Em Miranda, Junior Lourenço transforma sonho em realidade


A assinatura da Ordem de Serviço nº 048/2014 em Miranda do Norte nesta quinta-feira (14), além de ser um fato histórico, marca a realização de um sonho considerado impossível por muitos e acalentado por varias gerações de Norte mirandenses. 

A Ordem de Serviço trata da Ampliação e Implantação de um novo Sistema de Abastecimento de água potável em Miranda do Norte e foi assinada em solenidade realizada do Clube Cresson, as 10h00 da manha. 

Participaram da solenidade, além do anfitrião e principal responsável pela concretização deste sonho, prefeito de Miranda do Norte, Junior Lourenço, presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, engenheiro João Reis Moreira Lima, secretário de Estado da Saúde Ricardo Murad, diretor de Engenharia e Meio Ambiente da CAEMA, engenheiro José Ribamar Rodrigues Fernandes, Antonio Barbosa, proprietário da Dimensão engenharia,  empresa vencedora da licitação, Prefeito de Matões do Norte, Solimar Alves de Oliveira, além de vereadores, secretários municipais, associações de moradores e população em geral. 

O prefeito Junior Lourenço enfatizou que desde quando chegou ao governo municipal em 2008, elegeu como prioridade numero um a solução do grave problema de falta de água em Miranda do Norte, como primeira providencia,  elaborou um projeto e passou a lutar, junto aos governos estadual e federal em busca de recursos para concretiza-lo, no ano de 2013 deixou de lado vários projetos para dedicar-se exclusivamente ao projeto que traria a solução para o grave e até então insolúvel problema da falta de água.

Finalmente o momento tão esperado chegou, para Junior Lourenço, o dia da assinatura da ordem de serviço tem um gosto de sonho realizado, uma antiga promessa de campanha está se tornando realidade, esta obra é, com certeza, a mais importante da história do município.

Conforme o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da CAEMA, engenheiro José Ribamar Rodrigues Fernandes, a implantação e ampliação do sistema de abastecimento de Miranda do Norte é uma obra de grande relevância, uma vez que proporcionará aos seus moradores maior oferta de água e melhor qualidade de vida. “Mais de 2.500 famílias serão beneficiadas com a implantação do novo sistema de abastecimento de água, porque receberão água tratada, boa para consumo humano, diretamente nas torneiras das suas residências”, disse o diretor.

Para o gerente de Obras, engenheiro George Costa, o abastecimento de água em Miranda do Norte dependia do sistema de abastecimento de Cantanhede, que também alimenta a cidade de Matões do Norte. “Com a implantação de um sistema novo para atender diretamente o município de Miranda do Norte, a sua população terá água suficiente para suprir as suas necessidades, além de abastecer mais 2.591 novas famílias, completou.

Quando estiver em funcionamento, este novo sistema terá a capacidade de bombear, tratar e distribuir água potável para uma população de cinquenta mil habitantes,  a sede do município de Matões do Norte será beneficiada e a cidade de Cantanhede herdará para o antigo sistema que hoje abastece Miranda do Norte de forma precária . 

Para o serviço de captação de água será instalado um flutuante metálico, com 2 conjuntos motor-bombas centrífugas, com potência de 100 cv e respectivos quadros de comandos.

As obras contemplam ainda a implantação de 16.824,79 metros de adutora de água bruta, confeccionada em tubos e conexões de PVC, com diâmetro de 350mm; construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) em concreto armado, com capacidade para 400 metros cúbicos, composta de floculador, decantador e filtro de areia selecionada para tratamento de água; construção de um reservatório elevado em concreto armado, com capacidade para 100 metros cúbicos para lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água, inclusive acessórios; construção de uma casa de química em alvenaria e cerâmica.

Será construída também uma Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) com capacidade para 400 metros quadrados, composta de tubulação, peças e conexões em ferro fundido dúctil, com diâmetros entre DN80 e DN400mm; instalação de 2 bombas centrífugas de eixo horizontal, motor elétrico com potência de 50cv, 94 mca, com quadro de força e comando; construção de 1 reservatório elevado em concreto armado, com capacidade para 200 metros cúbicos, incluindo peças e acessórios; construção de 3 reservatórios elevados em concreto armado para água tratada, sendo 1 com capacidade para 300 metros cúbicos, 1 com capacidade para 500 metros cúbicos e 1 com capacidade para 150 metros cúbicos, mais peças e acessórios.

Além disso, serão implantados 17.242,91 metros de rede de distribuição de água em tubulação de PVC PBA 12 JE com diâmetros de 50, 75, 100 e 150mm; implantação de 932,57 metros de rede de distribuição de água em PVC rígido, com diâmetro de 150mm; recomposição de 475,31 metros cúbicos de pavimento asfáltico em A.A.U.Q, inclusive imprimação e instalação de 2.591 ligações domiciliares com hidrômetros.

A obra está orçada em R$ 21.888.691,25 e será executada em 24 meses a partir da data da Ordem de Serviço.



Comentários