Nosso sistema político é um convite à corrupção

Paulo Pellegrini 

Como pagar milhões de reais em custos de campanha se o salário depois de eleito não paga nem a criação da agência publicitária?

Nosso sistema político é um convite à corrupção.

No Brasil, tão certo quanto o sol nascer todo dia é o uso do dinheiro público para retribuir favores de aliados e empresas que bancaram a eleição.

É a rotina de nossa democracia representativa. Enxergar como "perseguiçãoda mídia golpista" ou "roubalheira em nível como nunca antes" é de uma estreiteza e ingenuidade que devemos começar a superar.

O buraco é mais embaixo.

Vestem vermelho ou azul e amarelo, roubam e zombam do povo sem o menor pudor, pois se amparam em um sistema político generosamente falido e em uma Justiça morosa e politicamente enviesada.

A defesa passional de qualquer lado nos torna idiotas, espectadores de um espetáculo do crime cujo ingresso é caríssimo e sai do nosso bolso.

A questão não é só trocar o governo, é trocar a mentalidade, é mudar as regras, é rediscutir nosso modelo de representação.

Não compartilho da ideia de que o modelo é perfeito e os políticos é que não são. Modelo perfeito não gera político ladrão, nem permite que os mesmos nomes frequentem por décadas listas e listas de acusados por todo tipo de improbidade, malversação e locupletação.

O modelo é perfeito para eles.

Temos que dar um reset nisso tudo. Não é uma questão de "votar certo", é uma questão de rever modelo, regras, critérios.

Ou então vamos esperar a revelação do próximo esquema que fez migrar nosso dinheiro para o bolso de algum engravatado eleito pelo nosso "modelo perfeito".

Comentários