Dois jovens mortos e outros dois gravemente feridos em acidente envolvendo motocicletas






Na tarde deste domingo (14), um adolescente de 16 anos, morreu vitima de acidente de transito, segundo informações. o jovem conduzia uma motocicleta em alta velocidade, ao aproximar-se de uma curva, perdeu o controle da moto e colidiu em um poste. O adolescente que estaria alcoolizado e não usava capacete no momento do acidente teve morte imediata.

O acidente aconteceu no caminho da Barra dos Macacos, Município de Mata Roma MA. O corpo do adolescente foi levado para o Hospital de Mata Roma, em seguida liberado para os familiares que moram no Povoado Morais, município de Anapurus, onde deve acontecer o sepultamento.

No centro da cidade de Bacabal também na tarde deste domingo (14), um acidente envolvendo um automóvel modelo Siena e uma moto com três ocupantes, resultou na morte de uma pessoa e outras duas feridas gravemente.

O acidente aconteceu no cruzamento da rua Getúlio Vargas com a Rua Teixeira Mendes, segundo informações, o condutor da motocicleta avançou o sinal vermelho colidindo frontalmente com o automóvel. Os ocupantes da motocicleta foram identificados como sendo, Alessandra Nunes de 16 anos, Vanessa de Almeida Sousa de 19, e Israel Costa Chaves de 22 anos. Os três foram socorridos e encaminhados em estado grave para o Pronto Socorro Municipal. 

No inicio da noite a jovem Vanessa de Almeida Sousa de 19, não resistiu aos graves ferimentos e morreu no Pronto Socorro, a adolescente Alessandra Nunes foi transferida para um hospital de alta complexidade. 

Conforme o MAPA DA VIOLÊNCIA 2013:Acidentes de Trânsito e Motocicletas, em 2011,  a morte de motociclistas no Maranhão representou 51.5% do total de mortes no transito, morreram 1.482 pessoas vitimas de acidente de transito, destas, 763 eram motociclistas. Em 2001 o estado do Maranhão ocupava a 27ª posição, com uma taxa de 8,7 óbitos por 100 mil habitantes, em 2011 saltou para a 17ª posição com uma taxa de 22,3 óbitos em acidentes de transito por 100 mil habitantes, um alarmante aumento de 155.9% em 10 anos.

Ainda segundo o MAPA DA VIOLÊNCIA 2013:Acidentes de Trânsito e Motocicletas o numero de motociclistas mortos em acidentes de transito no Brasil aumentou de forma trágica, o número de óbitos passou de 1.421 em 1996 para 14.666 em 2011, um aumento espantoso de incríveis 932,1%. A partir de 2008, o crescimento fixou-se em torno de 15% ao ano.

Existe uma perversa combinação de fatores que contribuem para aumentar esta estatística macabra, porém eles por si só não são suficientes para explicar tamanha tragedia. Alguns destes fatores são: os baixos preços das motocicletas; facilidades de financiamento; aumento do numero de carros, com o congestionamento de ruas e avenidas o que leva as pessoas a procurar um meio de transporte mais econômico, e mais rápido além da falta de habilitação dos condutores.

Porém o motivo principal de todas estas mortes violentas, é a falta de fiscalização por parte das autoridades, parece existir uma certa complacência, um descaso, aqueles que deveriam fiscalizar com rigor, fecham os olhos para o problema, assim os condutores sentem se a vontade para pilotar motos sem capacete, sem CNH - Carteira Nacional de Habilitação, ingerir bebida alcoólica e dirigir em ruas e avenidas, rodovias MAs e BRs, colocando em risco a sua vida e de pedestres, garupas e de outros condutores.

E necessário que medidas urgentes sejam tomadas para reduzir esta matança programada e anunciada. Programas de educação e conscientização para uma direção responsável e defensiva, nas escolas, igrejas, associações de moradores. Fiscalização intensiva por parte das autoridades, com tolerância zero para irregularidades que podem custar vidas, pesadas multas, apreensão de veículos e dos condutores em casos de infrações mais graves. Estas medidas diminuiriam o numero de vitimas, além de desestimular outros de infligir a lei.

Comentários