terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Quatro crianças mortas no final de semana no Maranhão




Além do extermínio de jovens e adolescentes negros nas periferias da grande São Luis, da cooptação cada vez mais precoce destes adolescentes pelos grupos criminosos, do trabalho infanto juvenil acontecendo abertamente no Centro Comercial da capital Maranhense como se fosse algo normal e natural, neste final de semana QUATRO crianças morreram vitimas de acidente no interior do estado.

Promulgado em 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente prestes a completar 25 anos foi responsável por grandes avanços, mas infelizmente ainda somos obrigados a reconhecer que muito ainda precisa ser feito para que direitos de crianças e adolescentes sejam garantidos em sua plenitude. É preciso que a sociedade participe de forma mais  consciente e ativa da defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, denunciando, cobrando  e  efetivando estes direitos. 

Está explicito no Artigo 227 da Constituição Federal: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010)

Na manhã de domingo (21), uma criança de cinco anos morreu após ser atropelada por um caminhão. Na tarde de domingo (21), uma criança de 11 anos morreu após ser atropelada por uma caminhonete que era conduzida pela própria mãe. Na tarde de segunda-feira (22), duas crianças uma de sete e outra de oito anos de idade morreram afogadas em um açude.


A criança de cinco anos morreu depois de ser atropelada por um caminhão no bairro Industrial, no município de Amarante, distante 855 quilômetros de São Luis. Segundo informações da policia o condutor do veiculo não teria visto a criança que estava brincando na rua. O motorista abandonou o caminhão e evadiu-se do local do acidente.


Em Itapecuru Mirim, município localizado a 108 quilômetros da capital,  uma caminhonete atropelou e matou uma criança de 11 anos de idade, o acidente aconteceu na tarde de domingo (21), em um sitio da família da vitima. Segundo informações o veiculo era conduzido pela mãe da vítima, e o acidente teria ocorrido quando a mãe manobrava a caminhonete e ao engatar a marcha ré, não viu o garoto, que foi prensado contra uma árvore. O garoto foi socorrido imediatamente e encaminhado para o hospital da cidade onde já chegou sem vida.  

Na tarde de segunda-feira (22), Everton Sousa de Oliveira de 8 anos e Laerton Alexandre Sousa de Oliveira de 7 anos, morreram depois de caírem dentro de um açude localizado em um sitio no município maranhense de Pedreiras, distante 245 quilômetros de São Luis.

Segundo informações, Everton teria se desequilibrado e caído da parte alta do açude, na tentativa de se salvar, teria tentado se segurar no irmão Laerton Alexandre, levando os dois a caírem dentro d,água e se afogarem. 

As crianças moravam em Marabá e tinham chegado à Pedreiras no ultimo final de semana para passar o Natal na casa dos avós. Esta era a primeira vez que eles vinham a Pedreiras. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa