sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Venha para a reinauguração da Sede do Centro de Cultura Negra do Maranhão






A reinauguração da sede do Centro de Cultura Negra do Maranhão acontece nesta sexta-feira, 19 de dezembro às 17h00.


O prédio onde se instala hoje o Centro de Cultura Negra do Maranhão foi construído para fins militares em 03 de outubro de 1821 para servir como Casa da Pólvora, mais tarde desativado e transformado em mercado de escravo.
Em 05 de dezembro de 1978, através da Lei Estadual nº. 3999/78, o imóvel onde funcionava a Casa da Pólvora, foi tombado como patrimônio histórico artístico e paisagístico do Estado.

Trata-se de um prédio histórico, tombado, constituído de uma muralha bastante alta e um prédio interno, tudo construído em pedra. Em suas proximidades havia poucas residências. A direção do CCN reivindicava na época a reforma e a permissão para instalar-se no local. 

A Prefeitura de São Luís reformou o prédio e instalou no local uma escola primária (ensino fundamental), mas autorizou também O CCN a instalar-se no local. Posteriormente, constatada a impropriedade de funcionar como escola, visto que o prédio interno não tinha a devida ventilação e iluminação natural, por ter sido provavelmente construído para funcionar como prisão ou casa forte, a escola foi transferida para outro prédio.

Hoje o Centro de Cultura Negra do Maranhão, abriga vários projetos sociais que são desenvolvidos com crianças, adolescentes e jovens de bairros populares da grande Ilha de São Luís.

Com essas adaptações teremos condições melhores de trabalho para atender a população do Maranhão nas visitas que são realizadas na sede com intuído de disseminar, divulgar e esclarecer sobre a história do negro no Maranhão e no Brasil.

A reforma contemplou as estruturas físicas, hidráulicas e elétricas do prédio construído no século XIX. Com essa reforma as ações e visitas ao Centro de Cultura Negra do Maranhão estarão dotadas de segurança e o espaço adequado para funcionamento das atividades sociais e culturais que envolvem os projetos sociais da entidade e para a garantia dos marcos histórico e importância do espaço para a população maranhense e brasileira.

A reforma foi por intermédio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura através do Certificado de Mérito Cultural aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão e o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão SA - CEMAR

O QUE: Reinauguração da Sede do Centro de Cultura Negra do Maranhão

ONDE: Rua dos Guaranis, s/n – Barés – João Paulo (por traz da feira do João Paulo)

QUANDO:  19 de dezembro de 2014 (sexta-feira) Às 17h00.

(Fonte: Maurício Paixão / Ana Amelia Bandeira Barros)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André