Violência contra mulher - quatro mulheres mortas de forma violenta no MA



Vânia Maria, 34 anos, Mônica Sousa, 22 anos, Edileusa Maria, 31 anos e
Elisângela Santana, 40 anos, foram vitimas da violência contra a mulher  da forma mais cruel e violenta.

No Maranhão, durante o primeiro semestre de 2014, foram registradas 2.312 ocorrências de violência contra a mulher, segundo dados da Secretaria de Segurança do Estado do Maranhão.

Segundo o Mapa da Violência 2012 CADERNO COMPLEMENTAR 11: HOMICÍDIO DE MULHERES NO BRASIL, entre 1980 e 2010, foram assassinadas no Brasil, perto de 91 mil mulheres, 43,5 mil só na última década. O número de mortes nesses 30 anos passou de 1.353 para 4.297, o que representa um aumento de 217,6% a quantidade de mulheres vítimas de assassinato. Conforme dados divulgados pela revista Catirina - Dossiê: Violência no Maranhão  Entre 2000 e 2010 foram mortas 946 mulheres no Maranhão, os casos de violência doméstica somaram 54,5% das mortes violentas de mulheres no estado. As mulheres negras constituem 75,3% da população feminina (Censo 2010), mas representaram 82,2% das vítimas fatais no período 2000/2012. As mulheres jovens (entre 15-29 anos) somaram 44,2% do total de vítimas, das quais 81,8% eram jovens negras.

Para Wagner Cabral, professor do departamento de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no artigo PEDRINHAS $.A.: A VIOLÊNCIA DO NEGÓCIO E O NEGÓCIO DA VIOLÊNCIA, disponível na revista Catirina

...percebe-se o longo caminho de mobilização que ainda é preciso trilhar para a garantia e a proteção da mulher contra as diferentes formas de violência doméstica. Infelizmente, a fundamental Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) permanece como um horizonte de luta, cujo efeito ainda não é possível dimensionar através das estatísticas disponíveis,
COSTA, Wagner Cabral. Pedrinhas $.A.: a violência do negócio e o negocio da violência. Catirina, São Luis, n. 0, p. 21, Dez. 2014.
 
Vânia Maria, 34 anos

 Na noite de quarta-feira (10), Vânia Maria, de 34 anos, foi morta com um tiro na cabeça, segundo informações a mulher foi vítima de bala perdida quando estava na porta de casa. O crime aconteceu no bairro da Alemanha, em São Luís.

Vânia era esposa do cinegrafista do programa 'Comando 190', da TV maranhense, e deixa duas filhas, uma de 3 e outra de 11 anos. 

Mônica Sousa, 22 anos

O corpo de uma uma jovem de 22 anos de idade, foi encontrado por populares nas margens da BR-316, entre os municípios de Presidente Médici e Maranhãozinho, mais exatamente na localidade Buritirana.

O corpo encontrado na manhã de quinta-feira (11), apresentando perfurações feitas por objeto contundente e sinais de estupro foi identificado como sendo da professora Mônica Sousa Barros de 22 anos. 

Conforme informações, a professora morava em Maranhãozinho, distante sete quilômetros do local onde foi o corpo foi encontrado, e teria saído de casa na quarta-feira (11), com destino a uma agência Bancaria na cidade de Zé Doca, onde faria o saque de uma quantia ainda não revelada e depois retornaria para casa de táxi.  

Na manhã do sábado (13), a polícia prendeu em Santa Luzia do Paruá um homem suspeito de ser o autor do crime, ele foi identificado como sendo Welbert da Costa Silva, conhecido como Leléu.

Edileusa Maria, 31 anos

No domingo (14), Edileusa Maria da Conceição Veloso da Silva, de 31 anos, foi morta com um disparo de arma de fogo no ouvido.
O crime aconteceu no município de São João dos Patos, segundo informações o autor do assassinato foi o marido da vitima identificado como Eliezio Barbosa da Silva, de 40 anos. O crime teria sido motivado por ciumes que o marido nutria pela mulher.  Após o crime, o suspeito se evadiu em uma motocicleta em direção à cidade de Passagem Franca – MA.

Elisângela Santana, 40 anos

Por volta das 23h de domingo (14), Elisângela Santana Vieira, de 40 anos de idade, foi morta com um tiro na cabeça, o autor do disparo foi identificado como sendo Francisco Freitas, guarda municipal, ou segurança municipal.

O assassinato foi praticado durante uma festa no município de Centro do Guilherme. O suspeito foi preso e transferido para a Delegacia de Polícia Civil  no município de Governador Nunes Freire.

Comentários