Política é como nuvem...






O ex-governador mineiro, Magalhães Pinto, costumava dizer que “Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Cito um caso que se encaixa nessa teoria. Quando decidiu se candidatar, em 2012, fazendo uma campanha silenciosa, sem jingles, sem carros de som e sem cartazes, poucos acreditavam que Dicó fosse capaz de se eleger para o cargo de vereador do municipio maranhense de Cantanhede, distante 165 quilometros da capital, São Luis. A nuvem mudou de forma. Raimundo Nonato Ferreira, o popular Dicó,de 47 anos de idade, foi eleito e hoje é um dos vereadores mais atuantes do município.
Prestação de contas

Durante confraternização de fim de ano, no Portal de Eventos, em Cantanhede, Dicó enumerou as principais ações da sua atuação parlamentar e ressaltou o empenho que teve para conseguir a liberação de recursos do PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural para a construção de 180 casas. As primeiras 30 unidades serão entregues às famílias ainda este mês.

Solidariedade

O papel essencial dos vereadores é fiscalizar as ações do Executivo e elaborar as leis municipais, como, por exemplo, a Lei Orgânica – que na prática é a "Constituição Municipal". Porém, a atuação de muitos parlamentares municipais ultrapassa as fronteiras das suas atribuições formais.

O vereador Dicó se enquadrado nessa situação. Tem sido presença constante nos debates ocorridos na Câmara e tem demonstrado sensibilidade diante das dificuldades dos mais humildes.

Dicó sempre contribui, na medida do possível, para amenizar os problemas das pessoas buscam algum tipo de apoio. O popular João Preto está entre as pessoas favorecidas com a solidariedade do vereador. Preto ganhou uma bicicleta, doada pelo parlamentar. 

Ascensão política

Pelo desempenho no parlamento e pelo trabalho social que vem praticando, Dicó cresceu politicamente. Assim como acontece com as nuvens, em apenas dois anos de mandato a imagem do vereador Dicó mudou. A pouca expressividade política de 2012 ganhou força. Hoje, Dicó está entre os vereadores de maior prestígio em Cantanhede. É festejado por aliados e respeitado por opositores.

É prudente não duvidar que na eleição de 2016 Dicó volte a surpreender, afinal, o experiente Magalhães Pinto tinha razão. A rápida ascensão do vereador Dicó confirma: “política é como nuvem”, ganha novos formatos a cada instante e costuma surpreender até mesmo os mais habilidosos estudiosos do tema.









Comentários