Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini e CEDCA lançam V Edição da Pesquisa Observatório Criança



O Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini e o Conselho Estadual dos Direitos de Crianças e Adolescente lançam a V Edição da Pesquisa Observatório Criança. Na oportunidade, a Coordenadora do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini, Maria Ribeiro, vai explicar os processos de produção e os objetivos do Observatório Criança, a Professora Cândida Costa apresentará os resultados da pesquisa.

O lançamento da Pesquisa acontece às 16h30 desta quinta-feira (05), no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

A elaboração e divulgação da V edição da Pesquisa Observatório da Criança tem o proposito de estimular o debate sobre os indicadores sociais da infância no Maranhão, a pesquisa traz dados confiáveis e atualizados sobre políticas públicas nas áreas de, Assistência Social; Educação; Saúde; Trabalho Infantil; Ato infracional e Medidas Sócio-educativas; Produção Legislativa; e Violência contra Crianças e Adolescentes. Estes dados foram obtidos por meio de pesquisa “in loco”, estudos e monitoramento realizado a cada cinco anos em todo estado.

O cenário atual da área infanto-juvenil apresenta uma fragilidade no que se trata de políticas publicas específicas para esse setor. Prova disso são as constantes pesquisas que revelam dados alarmantes que envolvem jovens. Recentemente estatísticas apontaram que 20% das vítimas de tortura no Brasil são crianças, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgou na semana passada dados sobre violência contra crianças e adolescentes no Maranhão e a capital São Luis representa 2,19% dos casos registrados entre os anos de 2009 e 2010, sendo este o maior em todo o estado, segundo a pesquisa.

Sobre o Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre Marcos Passerini é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, voltada para a proteção da criança e do adolescente em todas as suas formas, bem como a defesa contra toda espécie de violência, sobretudo a violência institucional. Desta forma, presta assessoria sócio-jurídica e pedagógica para defesa de direitos e cidadania de crianças e adolescentes; auxilia Conselhos de Direitos e Tutelares; contribui para o enfrentamento da violência sexual e doméstica; promove sensibilização e formação na temática dos direitos de crianças e adolescentes; atua na prevenção e combate ao trabalho infantil; além de efetuar o monitoramento de políticas socioeducativas e propor políticas públicas.

SERVIÇO

O QUÊ: Lançamento do Observatório Criança 

QUANDO: Dia 05 (Quinta-feira), às 16h30min.

ONDECentro de Criatividade Odylo Costa Filho

QUEM: Maria Ribeiro – Diretora do Centro de Defesa Pe. Marcos Passerini (98865-0266)
          Assessoria de Comunicação - (98) 3231-1445

Comentários