terça-feira, 10 de março de 2015

Hildo Rocha destaca pioneirismo político e empresarial das mulheres maranhenses



Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, segunda-feira (09), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher o Deputado Hildo Rocha destacou o pioneirismo das mulheres maranhenses no campo da política e das atividades empresarias. O parlamentar disse que ao longo dos anos as mulheres obtiveram várias conquistas e ressaltou que o direito de votar e serem votadas, conquistado em 1932, marca o início da cidadania das mulheres no Brasil.

“Venho de um Estado onde as mulheres são pioneiras na ocupação de espaços, principalmente espaços políticos”, declarou o parlamentar. Para exemplificar o pioneirismo político das mulheres maranhenses, Hildo Rocha citou Lia Varela, primeira mulher a presidir uma câmara municipal de capital, em 1974, e a primeira a exercer o cargo de prefeita da capital do Maranhão, São Luis, em 1978.

Primeira Governadora

A trajetória política da ex-governadora Roseana Sarney também foi citada no pronunciamento. Hildo Rocha lembrou que, em 1990, Roseana obteve a maior votação proporcional, na disputa para Deputada Federal, e em 1995 entrou para a história como primeira mulher brasileira a se eleger Governadora de um Estado da federação. “Tive a oportunidade de trabalhar com a ex-governadora Roseana. Sei o quanto ela é uma mulher correta, é uma mulher direita, é uma avó carinhosa e mãe que sabe tratar a sua família e a todos os maranhenses”, afirmou Hildo Rocha.

Bravura feminina

O parlamentar assegurou que as mulheres maranhenses são fortes e corajosas. Disse que atualmente 272 mil mulheres maranhense estão à frente dos negócios. “Significa dizer que 30% das mulheres administram as empresas do Maranhão. Em 1960, quando eu nasci, apenas 121 mulheres estavam à frente de negócios em fazendas ou mercearias. Vejam o avanço. Hoje, as mulheres conquistam cada vez mais espaço no mercado empresarial e na politica”, argumentou.

Laços afetivos

Hildo Rocha lembrou que ficou órfão de pai aos dez anos de idade e que foi criado pela mãe. “Ela me ensinou os valores da vida”, afirmou.

Veja íntegra do pronunciamento:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André