terça-feira, 10 de março de 2015

Hildo Rocha destaca pioneirismo político e empresarial das mulheres maranhenses


Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, segunda-feira (09), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher o Deputado Hildo Rocha destacou o pioneirismo das mulheres maranhenses no campo da política e das atividades empresarias. O parlamentar disse que ao longo dos anos as mulheres obtiveram várias conquistas e ressaltou que o direito de votar e serem votadas, conquistado em 1932, marca o início da cidadania das mulheres no Brasil.

“Venho de um Estado onde as mulheres são pioneiras na ocupação de espaços, principalmente espaços políticos”, declarou o parlamentar. Para exemplificar o pioneirismo político das mulheres maranhenses, Hildo Rocha citou Lia Varela, primeira mulher a presidir uma câmara municipal de capital, em 1974, e a primeira a exercer o cargo de prefeita da capital do Maranhão, São Luis, em 1978.

Primeira Governadora

A trajetória política da ex-governadora Roseana Sarney também foi citada no pronunciamento. Hildo Rocha lembrou que, em 1990, Roseana obteve a maior votação proporcional, na disputa para Deputada Federal, e em 1995 entrou para a história como primeira mulher brasileira a se eleger Governadora de um Estado da federação. “Tive a oportunidade de trabalhar com a ex-governadora Roseana. Sei o quanto ela é uma mulher correta, é uma mulher direita, é uma avó carinhosa e mãe que sabe tratar a sua família e a todos os maranhenses”, afirmou Hildo Rocha.

Bravura feminina

O parlamentar assegurou que as mulheres maranhenses são fortes e corajosas. Disse que atualmente 272 mil mulheres maranhense estão à frente dos negócios. “Significa dizer que 30% das mulheres administram as empresas do Maranhão. Em 1960, quando eu nasci, apenas 121 mulheres estavam à frente de negócios em fazendas ou mercearias. Vejam o avanço. Hoje, as mulheres conquistam cada vez mais espaço no mercado empresarial e na politica”, argumentou.

Laços afetivos

Hildo Rocha lembrou que ficou órfão de pai aos dez anos de idade e que foi criado pela mãe. “Ela me ensinou os valores da vida”, afirmou.

Veja íntegra do pronunciamento:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa