Doar sangue faz parte da brincadeira. Salve vidas!



O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), iniciou, nesta segunda-feira (15), campanha de incentivo à doação de sangue para reforçar o estoque no período junino. 

Uma equipe de coleta externa do Hemomar estará em diferentes pontos durante a campanha, facilitando o acesso daqueles que não podem se deslocar até o ponto oficial de coleta, sede da Hemomar, no bairro da Jordoa. 

Nestas quarta (17) e quinta-feira (18), a equipe estará no município de Vargem Grande. No dia 20, a ação de coleta será realizada na Igreja Batista Shalon, no bairro do Cohatrac. No dia 23, um ponto de coleta será disponibilizado na Praça Deodoro e, nos dias 25 e 26, no município de Pinheiro. Todas as orientações podem ser disponibilizadas através do disque-sangue (3216-1134) ou na sede do Hemomar.

“O banco de sangue sempre está precisando de doação. Ao longo dos anos o número de pessoas que doam constantemente cresceu, mas é importante que a população saiba que a necessidade de transfusões também aumentou. Por isso, estamos fazendo essa mobilização nesse período de festa, que costuma cair em até 30% o número de doações”, afirma a chefe do setor de captação, Maria do Socorro Ferreira.


Critérios para doação

Em média, o corpo humano possui cerca de cinco litros de sangue. Na doação a quantidade coletada é de 450 ml de sangue. O sangue doado é resposto pelo organismo em 24h (parte líquida).

Todas as orientações podem ser disponibilizadas através do disque-sangue (3216-1134) ou na sede do Hemomar. Mas, basicamente, além de estarem saudáveis, os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos – sendo que menores de idade precisam do consentimento formal do responsável legal, ter peso acima de 50kg, não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.

Além disso, há impedimentos temporários, como gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto. No dia da doação é necessária apresentação de documento com foto, expedido por órgão oficial. Após a doação o intervalo para uma próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

Comentários