Dois homens foram linchados em São Luís na tarde desta segunda-feira (06)




Dois homens foram perseguidos, amarrados e espancados por populares na tarde desta segunda-feira (06), em São Luís, no Bairro do São Cristóvão próximo ao Banco do Brasil. As vitimas são suspeitas de participarem de assaltos na região. Um dos suspeitos foi amarrado a um poste e espancado e morreu no local. O outro foi socorrido com graves ferimentos e levado às pressas ao hospital.

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Os casos de linchamentos vem acontecendo com frequência cada vez maior em São Luís e no Maranhão, infelizmente sob o olhar complacente e condescendeste das autoridades policiais, da justiça, da mídia, das elites, e de considerável parcela da sociedade. 

Fazer justiça com as próprias mãos parece está virando moda, o ato vem merecendo defesa e aplausos de formadores de opinião e de autoridades. Sempre que um ato deste ocorre é possível ver publicações exaltado o crime e considerando como heróis aqueles que praticaram tal sandice. 

Justificar, defender e aplaudir tal ato criminoso funciona como incentivo, alvará, autorização e legalização para matar. A triste frase que vem se tornando celebre entre nós "bandido bom e bandido morto", funciona como mantra e sob este mantra, se pratica todo tipo de barbárie. 

O que nos parece é que está aberta a temporada de caça, a lei de talião, olho por olho dente por dente, parece aos poucos tentar se impor às custas da violência e da insanidade de alguns que se consideram acima das leis e do Estado.

Tais pessoas esquecem que quem participa, incentiva, apoia e pratica linchamento e tão ou mais criminoso do que a vitima. Ao assumir o papel de algozes, invalidam o Estado Democrático de Direito e implantam a barbárie como forma de resolução dos conflitos e embates sociais, assim agindo negam o papel do devido processo legal, o que é uma conquista humana irredutível e inegociável na sociedade civilizada contemporânea.

Diante de tais atos e de comportamentos hostis que colocam o ser humano em posição inferior aos animais irracionais e aos bárbaros da idade média, só resta perguntar, estamos evoluindo ou regredindo? Porque apesar de todos os avanços tecnológicos e científicos ainda somos capazes de agir como animais bárbaros e inconsequentes em nome de uma falsa e ilusória justiça??

Abimael Costa - jornalista 

Comentários