segunda-feira, 6 de julho de 2015

Dois homens foram linchados em São Luís na tarde desta segunda-feira (06)





Dois homens foram perseguidos, amarrados e espancados por populares na tarde desta segunda-feira (06), em São Luís, no Bairro do São Cristóvão próximo ao Banco do Brasil. As vitimas são suspeitas de participarem de assaltos na região. Um dos suspeitos foi amarrado a um poste e espancado e morreu no local. O outro foi socorrido com graves ferimentos e levado às pressas ao hospital.

Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Os casos de linchamentos vem acontecendo com frequência cada vez maior em São Luís e no Maranhão, infelizmente sob o olhar complacente e condescendeste das autoridades policiais, da justiça, da mídia, das elites, e de considerável parcela da sociedade. 

Fazer justiça com as próprias mãos parece está virando moda, o ato vem merecendo defesa e aplausos de formadores de opinião e de autoridades. Sempre que um ato deste ocorre é possível ver publicações exaltado o crime e considerando como heróis aqueles que praticaram tal sandice. 

Justificar, defender e aplaudir tal ato criminoso funciona como incentivo, alvará, autorização e legalização para matar. A triste frase que vem se tornando celebre entre nós "bandido bom e bandido morto", funciona como mantra e sob este mantra, se pratica todo tipo de barbárie. 

O que nos parece é que está aberta a temporada de caça, a lei de talião, olho por olho dente por dente, parece aos poucos tentar se impor às custas da violência e da insanidade de alguns que se consideram acima das leis e do Estado.

Tais pessoas esquecem que quem participa, incentiva, apoia e pratica linchamento e tão ou mais criminoso do que a vitima. Ao assumir o papel de algozes, invalidam o Estado Democrático de Direito e implantam a barbárie como forma de resolução dos conflitos e embates sociais, assim agindo negam o papel do devido processo legal, o que é uma conquista humana irredutível e inegociável na sociedade civilizada contemporânea.

Diante de tais atos e de comportamentos hostis que colocam o ser humano em posição inferior aos animais irracionais e aos bárbaros da idade média, só resta perguntar, estamos evoluindo ou regredindo? Porque apesar de todos os avanços tecnológicos e científicos ainda somos capazes de agir como animais bárbaros e inconsequentes em nome de uma falsa e ilusória justiça??

Abimael Costa - jornalista 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André