quarta-feira, 29 de julho de 2015

O número de adolescentes envolvidos em atos infracionais aumentou?



Segundo entrevistas e reportagens publicadas nos últimos dias em jornais e blogues de São Luís, o numero de adolescentes envolvidos em crimes contra a vida vem aumentando na Grande São Luís. para compreender o complexo universo de jovens e adolescentes autores de atos infracionais, a luta para reverter este quadro, a opinião de especialistas no assunto, números e dados sobre adolescentes, o portal Imirante e a Agência de Noticias da Infância Matraca disponibilizam ao leitor material de excelente qualidade e fácil acesso:

O Imirante disponibiliza reportagem especial com o titulo:  discussão sobre a Maioridade Penal­ São sete matérias especiais com textos, videos e áudios de especialistas, além de gráficos e tabelas.

A Agência Matraca oferece uma série de vídeos sobre jovens e adolescentes, com especialistas em educação, saúde, comunicação, direitos humanos, em sua página no Youtube, ACESSE AQUI: , além disso também brinda o leitor com uma análise quantitativa e qualitativa dos principais jornais impressos de São Luís. Pesquisa de Mídia Criança em Pauta  

Em entrevista ao Jornal Pequeno, o delegado Walter Wanderley, titular do 5º DP, do Anjo da Guarda, afirmou que de janeiro a junho de 2015, foram registrados quinze assassinatos em sua área de atuação, destes, sete foram cometidos por adolescentes. o que é um farto alarmante, já que representa cerca de 47% da autoria dos crimes contra a vida praticados por adolescentes na área do Itaqui-Bacanga.

Walter Wanderley alertou para a gravidade da situação, citado um caso ocorrido recentemente: Segundo o delegado,no dia 18 deste mês, Deyvison Sulivan Franco da Silveira, de 15 anos de idade, foi encontrado morto. Segundo Walter Wanderley, O autor do assassinato é um adolescente de 13 anos, que já teria assassinado um outro adolescente, a tijoladas. 

Em entrevista ao jornal O Estado, em 24/07, o delegado afirma que o adolescente autor do ato infracional, foi apreendido, mas após ser ouvido, foi posto em liberdade, já que não havia flagrante. “Essa situações deixa a sociedade desacreditada das instituições. Uma das piores falhas é a soltura precoce do violador porque isso aumenta a certeza de que vale a pena cometer os crimes”, disse o delegado Walter Wanderley.

Na segunda-feira (27), a polícia prendeu Sérgio Roberto Fonseca, de 18 anos, e apreendeu um adolescente de 14 anos, eles foram reconhecidos por testemunhas como autores do assalto realizado na noite de domingo (27), onde a professora Maria Celeste Penha Siqueira, de 46 anos foi morta a tiros na porta de casa no Anjo da Guarda. ENTENDA O CASO

No sábado (18), Lorena Vitória Sales, de três anos de idade, morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo, o autor do tiro foi identificado como sendo, Matheus Henrique Maranhão Diniz. A vítima estava na porta de casa, na travessa Fulgêncio Pinto, no bairro da Alemanha em São Luís, quando foi surpreendida pelo disparo que lhe tirou a vida. Lorena ainda foi socorrida e encaminhada ao hospital, mas não resistiu. ENTENDA O CASO

Um menino de 10 anos de idade foi apreendido em Itapecuru-Mirim, na terça-feira (14), acusado de participar de uma quadrilha composta por cinco assaltantes, outras duas pessoas acusadas de fazer parte do bando foram presas e duas estão foragidas, já em Santa Inês, um menino de 12 anos e dois adolescentes, um de 13 e outro de 15 anos, foram apreendidos por policiais civis, na manha de quinta-feira (16), após assaltarem uma pessoa próximo a delegacia regional da cidade, além da pouca idade, o inusitado é que o trio além de uma arma de fogo usavam também uma tesoura e uma baladeira, ou estilingue. ENTENDA O CASO

O portal Imirante publicou no ultimo final de semana reportagem sobre o tema  com o titulo:  discussão sobre a Maioridade Penal ­

São sete matérias especiais com videos e áudios de especialistas sobre o assunto: 

Reportagem de Raquel Soares

Reportagem de Heider Matos, Daniel Moraes e Jonas Sakamoto 



Reportagem de Liliane Cutrim

Reportagem de Neto Cordeiro 

Reportagem de Ana Beatriz Santos

Abimael Costa - jornalista


28/07/15
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André