Prefeitura de Miranda do Norte realiza VII Conferência Municipal de Saúde




A Prefeitura de Miranda do Norte, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com Conselho Municipal de Saúde, convida a todos para participarem da 7ª Conferência Municipal de Saúde.

Com o tema "Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas - Direito Do Povo Brasileiro", o evento acontece nesta quarta-feira (08), a partir das 08h na Escola Ely Bezerra Ribeiro. 

A secretária de saúde do município, Alana Abreu, ressalta a importância da conferência e a necessidade de que a população participe de forma ativa do evento.   

As conferências municipais são fóruns com representação dos vários segmentos sociais e têm como objetivo avaliar e propor diretrizes para formulação da política de saúde nas três esferas de governo – municipal, estadual e nacional, além de uma preparação para a Conferências Estadual de Saúde, prevista para acontecer até 30 de setembro 2015. Todos os documentos consolidados nas Conferências Municipais e Estaduais estarão em debate na 15ª Conferência Nacional de Saúde, a ser realizada em Brasília (DF), no período de 1º a 4 de dezembro.

Os Conselhos Municipais de Saúde devem encaminhar o relatório final de sua respectiva conferência com o conjunto de diretrizes e propostas de âmbito regional, estadual e nacional à Comissão Organizadora da Etapa Estadual até o dia 31 de julho de 2015, e estabelecer processo de monitoramento das diretrizes e propostas para o município.

A etapa nacional da 15ª Conferência Nacional de Saúde reunirá 4.322 participantes, entre eles 3.248 delegados com direito a voz e voto, eleitos pelos conselheiros do Conselho Nacional de Saúde, entre aqueles eleitos para as etapas estaduais. 

Outros 976 participantes convidados terão direito a voz em todos os espaços deliberativos, escolhidos entre pessoas que participaram de pelo menos uma das fases da conferência: plenárias populares regionais, plenária nacional, conferências municipais, estaduais, conferências livres. Mais 98 vagas estarão disponíveis para credenciamento livre, com direito a voz nas mesas de debate.

Comentários