Três mortos e doze feridos em colisão e tombamento





Três mortos e doze feridos em três acidentes de trânsito nas BRs que cortam o estado do Maranhão. Nos três acidentes um fato em comum, caminhonetes tombam após o condutor perder o controle da direção, os aparentes motivos são diversos: excesso de velocidade, má conservação da via, animais na estrada, falta de equipamento obrigatório, além de outros veículos transitando sem sinalização. A duas crianças mortas em um dos acidente foram ejetadas do veiculo acidentado, o que leva a crer que não usavam cinto de segurança.

Lamentamos que vidas foram perdidas, famílias foram destruídas, sonhos se desfizeram, prejuízos irreparáveis foram acarretados às vitimas e aos seus familiares, porém o mais triste e lamentável em todos estes casos, é que, todo este sofrimento poderia ter sido evitado e prevenido com a simples observação e respeito ao Código de Trânsito Brasileiro. Avaliando os três acidentes é possível perceber claramente a presença dos fatores imprudência e falha humana como motivadores e causadores das tragédias. 

Campanhas educativas, a presença de equipes da PRF nas rodovias e o endurecimento e a aplicação das leis de transito são medidas utilizadas para reduzir o numero de acidentes nas estradas. Porém é preciso que cada um faça a sua parte, refletindo, fazendo uma avaliação e cumprindo as normas de transito, se cada um fizer sua parte, casos como estes serão cada vez mais raros. A direção defensiva é sempre a melhor opção. 

01 - Uma colisão frontal entre duas caminhonetes modelo Hilux na tarde deste domingo (02), resultou na morte de três pessoas e outras duas foram encaminhadas para o hospital gravemente feridas. O acidente aconteceu no Km 395 da BR-230, próximo a cidade de Balsas.

Devido a violência do impacto, morreram ainda no local do acidente, o condutor de um dos veículos; José Gonçalves Rolo, 72 anos; (pai) - Márcio Gonçalves Rolo, 10 anos (filho); José Gonçalves Rolo Júnior, 13 anos (filho), foram socorridas em estado grave e encaminhadas para o hospital; Márcia Gisele Pereira, 55 anos e Gisele Gonçalves Rolo, 22 anos. Todos os mortos e feridos eram da mesma família, eles estavam voltando das férias para Balsas onde residiam. 

Existem forte evidencias que as duas crianças que morreram no acidente, não usavam cinto de segurança no momento do impacto, uma vez que elas foram ejetadas para fora do veiculo. 

02 - No inicio da noite de domingo (02), uma caminhonete Toyota Hilux SW4, capotou no Km 100, da BR 316, próximo ao povoado Sítio Novo, em Bacabal, sete pessoas estavam no veiculo, entre elas duas crianças, a família retornava das ferias em Fortaleza, capital do Ceará, com destino à Pindaré Mirim. Segundo informações dos passageiros, ao tentar desviar de um caminhão que trafegava no mesmo sentido da caminhonete e com as lanternas apagadas, o motorista teria perdido o controle da veiculo, que desceu a ribanceira e tombou varias vezes. 

O condutor do veiculo, identificado como José de Ribamar Madeira, 53 anos, foi socorrido em estado grave e encaminhado para São Luís. Os demais passageiros foram medicados e não correm risco de vida, Mirian Lene Machado Madureira, 39 anos; João Eduardo Freitas Matos, 10 anos; Mayara Freitas de Matos, 27 anos; Carlos Eduardo Serejo Machado, 28 anos; Pablo Henrique Machado, 22 anos; Luís Fernando Machado, 09 anos.

03 - Na manhã de quinta-feira (30), uma caminhonete modelo S10, que transportava a equipe da TV Cidade de Zé Doca, capotou várias vezes nas imediações do povoado Fortaleza, próximo a Zé Doca. Segundo as vitimas a condutora do veiculo perdeu a direção ao tentar desviar de um animal.

A equipe seguia para a cidade de Nova Olinda, onde faria a cobertura da interdição da BR 316. O veículo era conduzido por Cecília Sousa, diretora da emissora, que sofreu um profundo golpe na cabeça; a repórter Jeciane Fernandes e o câmera Pipoca, sofreram ferimentos leves. Todos foram encaminhados para o Pronto Socorro em Zé Doca.

Abimael Costa - jornalista 
03/08/2015















Comentários