terça-feira, 22 de setembro de 2015

Bequimão receberá mutirão de documentação para Trabalhadora Rur



As trabalhadoras rurais do Município de Bequimão terão acesso gratuito a documentos civis e trabalhistas, no Mutirão da Documentação realizado pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Bequimão. O ônibus (Unidade Móvel) do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/ MDA), vai circular pelo Estado do Maranhão e a cidade de Bequimão receberá toda ação no dia 28 de Setembro (segunda feira) durante o dia inteiro no Centro da Cidade.

O foco do Programa são as mulheres, mas homens e crianças também podem ser atendidos, conforme a disponibilidade de documentos. Além disso, o programa terá ainda, aferição da pressão arterial, palestras sobre DST’s, emissão de Carteira de Identidade (a partir de 13 anos); CPF (a partir de 13 anos); Carteira de Trabalho (a partir de 16 anos); NIT; DAP (Assentados do INCRA); SIPRA e CCIR; lembrando sempre que o público-alvo é a Mulher Trabalhadora Rural. Os documentos emitidos nos mutirões serão carteira de identidade (1ª via), CPF (1ª via), carteira de trabalho (1ª e 2ª vias). Durante as ações, também poderão ser feitas inscrição no INSS e o Cadastro Único para participar de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

De acordo com a diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Karla Hora, as mulheres têm nos mutirões uma oportunidade de resgatar a dignidade e a autoestima. “Este é o primeiro passo para o exercício da cidadania. Com a documentação, as mulheres podem acessar diferentes políticas públicas, tais como os direitos à cidadania, aposentadoria e auxílio maternidade, e, também, políticas que auxiliam suas atividades produtivas no meio rural.”

Para o prefeito de Bequimão, Zé Martins (PMDB), é a grande oportunidade para as trabalhadoras rurais do município, que muitas das vezes encontram dificuldades para obter esses documentos, tirarem todos os documentos de forma bem mais fácil e rápido.

PNDTR

O PNDTR (Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural), é uma ação fundamental para a inclusão social das trabalhadoras rurais do município de Bequimão, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar. O Programa possibilita a emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e o acesso aos direitos previdenciários, por meio de mutirões itinerantes de documentação, desde 2004.

O Programa “Documentação para Trabalhadora Rural” reúne vários órgãos do Governo Federal, tais como: MDA; INCRA; INSS; MTE; RECEITA FEDERAL e ainda o Instituto de Identificação do Estado do Maranhão, órgão da estrutura da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

MAIS INFORMAÇÕES:

Procurar a Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bequimão, no Centro da Cidade. 
A Secretaria Municipal de Agricultura de Bequimão (Secretário Creuber Pereira)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André