Em audiência com Ministro, Hildo Rocha reivindica melhorias para a rede pública de saúde do Maranhão

O deputado federal Hildo Rocha entregou ao Ministro da Saúde, Marcelo Castro, uma lista de reivindicações e sugestões para melhorar o atendimento na rede pública de saúde do Estado. Os pedidos foram entregues durante audiência pública que teve a participação do Secretário da Representação do Estado do Maranhão no Distrito Federal, Ricardo Cappelli, que no encontro, representou o Governador Flávio Dino. “Existem inúmeras demandas no setor da saúde pública no Estado que só podem ser solucionadas com a participação direta do Ministério. O índice de investimentos de recursos federais per capta do Maranhão é um dos mais baixos do país”, destacou o parlamentar.

Ajustes

Rocha citou alguns exemplos de situações que necessitam ser ajustadas. “A UPA de Barra do Corda possuiu ótima estrutura mas, para funcionar de forma plena e atender a população com serviços de qualidade necessita de ajuda do Ministério. Em Lago da Pedra, Itinga e outros municípios maranhenses existem obras paradas, postos de saúde que já deveriam estar em funcionamento mas nunca foram concluídos por interrupção nos repasses e outras questões gerenciais”, disse.
Ambulâncias

O deputado disse que em alguns municípios as ambulâncias não possuem condições de transportar pacientes. Citou o caso do Sr. José Milson de Sousa. Por conta do péssimo estado de conservação da unidade que serve ao município de Governador Luis Rocha, Sousa caiu na BR-226, sofreu traumatismo craniano e morreu. O caso aconteceu no mês de setembro deste ano.

Imperatriz

O parlamentar solicitou o credenciamento do Hospital de Imperatriz especializado no atendimento oncológico (Câncer). Rocha explicou que a reivindicação foi feita em nome da deputada Rosângela Curado. “Por conta de mudanças na agenda ela ficou impossibilitada de participar da audiência, mas, recomendou que eu não deixasse de apresentar o pleito ao Ministro”, explicou Rocha.

Compromisso

O deputado se comprometeu a usar as prerrogativas de membro titular da Comissão Mista do Orçamento para resgatar recursos da saúde destinados ao Maranhão e, dessa forma, contribuir para que o Ministério da Saúde atenda aos interesses do povo maranhense.

Saúde é Vida

O Ministro disse que irá se empenhar para atender às reivindicações, especialmente no que se refere ao atendimento de média e alta complexidade e também na manutenção dos hospitais de pequeno porte. Marcelo Castro elogiou o Programa Saúde é Vida, implantado durante a gestão da então governadora Roseana Sarney. “É uma iniciativa revolucionária, no campo da saúde pública no país”, destacou Marcelo Castro.

Comentários