sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Justiça suspende posse de conselheiros tutelares





Acusados pelo Ministério Público do Maranhão de utilizarem condutas vedadas e ilícitas que teriam violado o processo eleitoral, quatro conselheiros tutelares eleitos no processo de escolha unificado realizado no primeiro domingo de outubro, foram citados pela justiça.

A ação judicial  determina, em caráter liminar que as candidatas Ivanice Maria de Lima Silva, Maria Rita Pereira, Nádia Silva e Thalita Carulina do Nascimento e Nascimento, eleitas para o Conselho Tutelar de Pio XII, não tomem posse, enquanto a ação não for julgada definitivamente.

Na decisão, o juiz confirmou a existência de fortes indícios de que as candidatas Maria Rita Pereira, Nádia Silva e Thalita Nascimento formaram uma chapa, tendo se vinculado à entidade Colônia dos Pescadores para garantir a eleição, caracterizando prática de abuso de poder político e institucional durante o processo de escolha dos conselheiros.

Já Ivanice Maria de Lima Silva recebeu apoio do presidente e membro integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, inclusive com pedido de votos e promoção da candidatura. "São fatos graves que merecem guarida pelo Poder Judiciário", afirmou o juiz.

Em caso de descumprimento da decisão,  o prefeito e o presidente do Conselho Tutelar devem pagar multa diária de R$ 5 mil, além da responsabilização criminal por desobediência e caracterização de ato de improbidade administrativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa