sábado, 26 de dezembro de 2015

A ação de solidariedade que marcou o natal de 2015




 Esse é o verdadeiro sentido do natal, a solidariedade, o fazer o bem sem olhar a quem, o amar ao próximo como a ti mesmo. Feliz Natal!


Empatia, solidariedade, compaixão, amor ao próximo e caridade são sentimentos nobres, porém cada vez mais escassos em uma sociedade capitalista, insensível e individualista que parece viver cada vez mais alienada e insensível ao sofrimento e a dor do próximo.  As vezes bate um pessimismo e somos levados a pensar que tudo está perdido, não existe mais saída, não nos resta nenhuma esperança. 

Mas de repente, uma ação simples e voluntaria que parecia tão insignificante, que estava ali na vista de todos e ninguém tomava nenhuma iniciativa, desperta dentro do coração de alguém o desejo de ajudar o semelhante, de sentir a dor do outro, de tentar amenizar esta dor, compartilhar deste sofrimento e buscar uma solução para o problema. Foi o que aconteceu nesta quinta-feira, 24 de dezembro, véspera de natal. Enquanto milhões de pessoas se preparam a ceia em família, troca de presentes, comemorações e viagens para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus. 

No leito de uma enfermaria do Hospital de Urgência de Teresina HUT, estava internado o pequeno Tiago Santos Silva, de um mês e 24 dias de idade. Tiago precisava com urgência de sangue tipo "A NEGATIVO". Em época de festas as doações de sangue caem em todo o Brasil, no Piaui, segundo o Portal G1, a queda é de 70% - Doações de sangue no Hemopi caem 70% com as festas de fim de ano -, além do mais o tipo de sangue de Tiago é difícil de encontrar.  

Este caso, que a primeira vista poderia parecer mais um entre tantos que acontecem a todo instante nos hospitais de todo Brasil, chamou a atenção de Lívia Araujo, enfermeira de plantão no HUT. Ela fez um texto contando a situação de Tiago, fez uma imagem segurando a mão do pequeno e apelou as pessoas que ajudassem aquela criança, em seguida publicou nas redes sociais.  
Bom dia, pessoal! Estou de plantão no HUT e aqui na emergência pediátrica temos um bebê de 1 mês e 24 dias precisando muito de sangue "A -" (negativo).
Pela foto da mãozinha dele com a minha vcs podem ver o quanto ele precisa tomar sangue. Ele está com hematócrito de 11℅ (o normal para ele seria 30℅) e hemoglobina de 3,8g/dl (normal é 11g/dl).
Então, por favor, quem tiver sangue A negativo e puder doar, dê uma passadinha no HEMOPI e doe para TIAGO DOS SANTOS SILVA, será um lindo presente de natal pra ele.
Se não puder doar então compartilhe esse post pra ver se a gente consegue doadores até o final do dia.
De já agradeço a todos que puderem ajudar o Tiago.
Feliz natal e um 2016 com muita saúde para todos!— em Hospital De Urgencias De Teresina Hut.
A mensagem de Lívia repercutiu muito, e rapidamente viralizou. 11.459 pessoas compartilharam o texto apenas no Facebook. Foi o caso da  advogada Rubenita Lessapresidente da Comissão da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI), que abraçou a causa com afinco:  

Amigos, vamos ajudar a salvar o bebê TIAGO DOS SANTOS SILVA??? Ele só tem 1 mês e 24 dias, está internado no HUT - Hospital de Urgências de Teresina e precisa com urgência receber bolsas de sangue A- (A negativo).
Por favor, compartilhem. Fale com amigos e familiares para doarem sangue A- no Hemopi de Teresina.
Vamos fazer essa corrente do bem? Precisamos encontrar pessoas que tenham SANGUE A- para doar vida ao bebê TIAGO DOS SANTOS SILVA que está no HUT!

Os maiores veículos de comunicação do Piauí, repercutiram o texto de Lívia e abraçaram a campanha em favor do pequeno Tiago Santos:  


No final da tarde de quinta-feira (24), Lívia publicou texto agradecendo a todos e informando sobre o estado de saúde do Tiago e da alegria da mãe:
Tiago, sua mamãe e nós da emergência pediátrica do HUT agradecemos a todos vocês que compartilharam o apelo e especialmente aos que foram doar sangue para ajudá-lo! Nosso muito obrigado e que Deus abençoe cada um! Saibam que vcs fizeram um grande bem! Esse é o verdadeiro sentido do natal, a solidariedade, o fazer o bem sem olhar a quem, o amar ao próximo como a ti mesmo. Feliz Natal!PS: a mãe dele está muuuuito feliz e grata a todos. Ele tomou uma bolsa e já deu pra perceber a diferença, já está mais corado. Não sabemos de quantas bolsas ele ainda vai precisar.

    
Na manha desta sexta-feira (25), o Portal AZ publicou texto informando que mais de 50 pessoas fizeram doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI) nesta quinta-feira (24). Parte dos doadores que foram ao local tinham objetivo de doar para uma pessoa em especial: um bebê de apenas 1 mês e 24 dias, internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que estava precisando de sangue "A-" (negativo). 

Um olhar diferenciado, a vontade de fazer a diferença, aliado ao desejo de ajudar o próximo foram os sentimentos que moveram Lívia Araujo a agir, a tomar a decisão de ajudar. Que este exemplo se multiplique, e que o sentimento de solidariedade contagie a todos, não apenas no natal, mas em todos os dias de nossa existência, afinal como bem disse a Lívia: Esse é o verdadeiro sentido do natal, a solidariedade, o fazer o bem sem olhar a quem, o amar ao próximo como a ti mesmo. Feliz Natal!







Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André