A ação de solidariedade que marcou o natal de 2015



 Esse é o verdadeiro sentido do natal, a solidariedade, o fazer o bem sem olhar a quem, o amar ao próximo como a ti mesmo. Feliz Natal!


Empatia, solidariedade, compaixão, amor ao próximo e caridade são sentimentos nobres, porém cada vez mais escassos em uma sociedade capitalista, insensível e individualista que parece viver cada vez mais alienada e insensível ao sofrimento e a dor do próximo.  As vezes bate um pessimismo e somos levados a pensar que tudo está perdido, não existe mais saída, não nos resta nenhuma esperança. 

Mas de repente, uma ação simples e voluntaria que parecia tão insignificante, que estava ali na vista de todos e ninguém tomava nenhuma iniciativa, desperta dentro do coração de alguém o desejo de ajudar o semelhante, de sentir a dor do outro, de tentar amenizar esta dor, compartilhar deste sofrimento e buscar uma solução para o problema. Foi o que aconteceu nesta quinta-feira, 24 de dezembro, véspera de natal. Enquanto milhões de pessoas se preparam a ceia em família, troca de presentes, comemorações e viagens para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus. 

No leito de uma enfermaria do Hospital de Urgência de Teresina HUT, estava internado o pequeno Tiago Santos Silva, de um mês e 24 dias de idade. Tiago precisava com urgência de sangue tipo "A NEGATIVO". Em época de festas as doações de sangue caem em todo o Brasil, no Piaui, segundo o Portal G1, a queda é de 70% - Doações de sangue no Hemopi caem 70% com as festas de fim de ano -, além do mais o tipo de sangue de Tiago é difícil de encontrar.  

Este caso, que a primeira vista poderia parecer mais um entre tantos que acontecem a todo instante nos hospitais de todo Brasil, chamou a atenção de Lívia Araujo, enfermeira de plantão no HUT. Ela fez um texto contando a situação de Tiago, fez uma imagem segurando a mão do pequeno e apelou as pessoas que ajudassem aquela criança, em seguida publicou nas redes sociais.  
Bom dia, pessoal! Estou de plantão no HUT e aqui na emergência pediátrica temos um bebê de 1 mês e 24 dias precisando muito de sangue "A -" (negativo).
Pela foto da mãozinha dele com a minha vcs podem ver o quanto ele precisa tomar sangue. Ele está com hematócrito de 11℅ (o normal para ele seria 30℅) e hemoglobina de 3,8g/dl (normal é 11g/dl).
Então, por favor, quem tiver sangue A negativo e puder doar, dê uma passadinha no HEMOPI e doe para TIAGO DOS SANTOS SILVA, será um lindo presente de natal pra ele.
Se não puder doar então compartilhe esse post pra ver se a gente consegue doadores até o final do dia.
De já agradeço a todos que puderem ajudar o Tiago.
Feliz natal e um 2016 com muita saúde para todos!— em Hospital De Urgencias De Teresina Hut.
A mensagem de Lívia repercutiu muito, e rapidamente viralizou. 11.459 pessoas compartilharam o texto apenas no Facebook. Foi o caso da  advogada Rubenita Lessapresidente da Comissão da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI), que abraçou a causa com afinco:  

Amigos, vamos ajudar a salvar o bebê TIAGO DOS SANTOS SILVA??? Ele só tem 1 mês e 24 dias, está internado no HUT - Hospital de Urgências de Teresina e precisa com urgência receber bolsas de sangue A- (A negativo).
Por favor, compartilhem. Fale com amigos e familiares para doarem sangue A- no Hemopi de Teresina.
Vamos fazer essa corrente do bem? Precisamos encontrar pessoas que tenham SANGUE A- para doar vida ao bebê TIAGO DOS SANTOS SILVA que está no HUT!

Os maiores veículos de comunicação do Piauí, repercutiram o texto de Lívia e abraçaram a campanha em favor do pequeno Tiago Santos:  


No final da tarde de quinta-feira (24), Lívia publicou texto agradecendo a todos e informando sobre o estado de saúde do Tiago e da alegria da mãe:
Tiago, sua mamãe e nós da emergência pediátrica do HUT agradecemos a todos vocês que compartilharam o apelo e especialmente aos que foram doar sangue para ajudá-lo! Nosso muito obrigado e que Deus abençoe cada um! Saibam que vcs fizeram um grande bem! Esse é o verdadeiro sentido do natal, a solidariedade, o fazer o bem sem olhar a quem, o amar ao próximo como a ti mesmo. Feliz Natal!PS: a mãe dele está muuuuito feliz e grata a todos. Ele tomou uma bolsa e já deu pra perceber a diferença, já está mais corado. Não sabemos de quantas bolsas ele ainda vai precisar.

    
Na manha desta sexta-feira (25), o Portal AZ publicou texto informando que mais de 50 pessoas fizeram doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI) nesta quinta-feira (24). Parte dos doadores que foram ao local tinham objetivo de doar para uma pessoa em especial: um bebê de apenas 1 mês e 24 dias, internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que estava precisando de sangue "A-" (negativo). 

Um olhar diferenciado, a vontade de fazer a diferença, aliado ao desejo de ajudar o próximo foram os sentimentos que moveram Lívia Araujo a agir, a tomar a decisão de ajudar. Que este exemplo se multiplique, e que o sentimento de solidariedade contagie a todos, não apenas no natal, mas em todos os dias de nossa existência, afinal como bem disse a Lívia: Esse é o verdadeiro sentido do natal, a solidariedade, o fazer o bem sem olhar a quem, o amar ao próximo como a ti mesmo. Feliz Natal!







Comentários