segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

ENADE: Estácio tem quase 100% dos cursos avaliados com nota igual ou superior a 3


- Resultado  confirma qualidade do novo modelo de ensino da instituição -



Começo de ano, chegou a hora de transformar aquele sonho em realidade, cumprir as metas e promessas de ano novo. Muita gente sonha em fazer um curso superior,  melhorar e aprimorar os conhecimentos, exercer aquela profissão tão sonhada. A hora de começar é agora, o primeiro passo é escolher uma boa instituição de ensino, que tenha condições de contribuir na realização de seus sonhos.

O resultado do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) onde foram avaliadas instituições de ensino públicas e privadas de todo o país e um grupo específico de cursos superiores (engenharias, TI e licenciaturas) serve como parâmetro para a escolha de uma boa instituição de ensino superior, na hora da escolha é sempre bom consultar a avaliação do Ministério da Educação (MEC). A Estácio, presente em São Luís, através da Faculdade Estácio São Luís, se destacou com quase 100% dos cursos avaliados com nota igual ou superior a 3.

A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil teve avaliados 163 cursos em diferentes municípios do país, sendo que 97% deles (ou 158 cursos) tiveram nota igual ou superior a 3 (escala de 1 a 5). A instituição completa este ano 45 anos de atuação no segmento de ensino superior. Fundada em 1970 no Rio de Janeiro, a Estácio está, hoje em dia, presente em 22 estados e no Distrito Federal, contando com mais de 536 mil alunos matriculados e uma estrutura de cinco mil colaboradores e nove mil professores.

A Estácio oferece cursos reconhecidos pelo MEC, com elevados conceitos de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, de Graduação (Tradicional e Tecnológica) e Licenciatura, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas e, também, cursos de pós-graduação lato sensu. Os cinco cursos de Mestrado e três de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação) oferecidos pela instituição, são avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (CAPES). São, também, desenvolvidos e ofertados pela instituição cursos técnicos de preparação (PRONATEC), soluções de educação para empresas e cursos de extensão.

Cada vez mais comprometida com sua missão de “Educar para Transformar”, a Estácio mantém seus currículos totalmente alinhados com as necessidades do mercado de trabalho e a evolução profissional dos nossos alunos e aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado. Respeitadas as regionalidades e a contribuição individual de cada professor, o modelo de ensino da Estácio é nacionalizado e os conteúdos padronizados. Todos os alunos recebem material didático gratuito, de alto nível, em uma cadeia totalmente sustentável. 

Este ciclo avaliativo do Enade tem uma representatividade grande para a Estácio porque 116 cursos, ou 70% dos cursos avaliados, são do novo modelo acadêmico da Estácio, que começou a ser desenvolvido em 2009. “Quando este modelo acadêmico foi criado, fruto da construção de milhares de professores da Estácio em todo o país, foi possível definir currículos comuns aos cursos, permitindo a realização de provas integradas através de um banco de questões de 400 mil perguntas, e a consequente geração de dados e tendências que nos permitem avançar no modelo de avaliar e ensinar, controlando os processos e, portanto, a qualidade dos nossos programas. Sabíamos que este modelo era um projeto sem precedentes e, com medição e trabalho incessante, avançamos muito em qualidade acadêmica. Nos últimos ciclos sentimos, à medida que os alunos formandos iam fazendo o Enade, que os resultados acadêmicos seriam muito relevantes. E, agora, com a divulgação do Enade 2014, temos a confirmação de que a Estácio caminha para uma excelência acadêmica incontestável”, afirma Rogério Melzi, presidente da Estácio.

“O ensino superior brasileiro, seja público ou privado, historicamente, é reconhecido por oferecer educação de qualidade para poucos, em geral para uma elite. O desafio que a Estácio assumiu para si é oferecer ensino de qualidade para muitos. Só assim – oferecendo qualidade com escala – o país vai dar o salto educacional de que tanto precisa”, completa Ronaldo Mota, reitor da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.


Veja como são formados os CPCs e os IGCs:




Além dos CPCs, também foram divulgados os IGCs (Índice Geral de Cursos), que refletem a consolidação dos CPCs de uma determinada instituição, cujas notas também variam de 1 a 5. As instituições do Grupo Estácio tiveram apenas 2 IGCs nota 2; 36 IGCs com nota 3 e 2 IGCs com nota 4. Os IGCs nota 2 são: a Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, cuja nota não se alterou neste ano pelo fato da instituição só oferecer cursos da área de saúde; e a Faculdade Estácio de Natal (RN), que obteve um acréscimo no seu IGC contínuo, chegando muito próximo da mudança para a faixa 3, mesmo sem a sua principal base de cursos realizando o exame em 2014, o que traz uma alta expectativa de reversão com os resultados do ciclo de 2015, que será divulgado no ano que vem.

Acompanhe a evolução das avaliações dos cursos da Estácio:










Resultados nacionais

Dos 163 cursos da Estácio avaliados, três receberam nota máxima, ou seja Conceito Preliminar de Curso (CPC) igual a 5.

São eles:

Rede de Computadores em Juiz de Fora, em Minas Gerais;

Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Friburgo, na Região Serrana do Rio;

Análise e Desenvolvimento de Sistemas em João Pessoa, capital da Paraíba.

Com CPC 4, ficaram 59 cursos; com CPC 3, outros 96 cursos; e apenas 5 cursos com CPC igual a 2.

Analisando o Enade que é o principal componente do CPC e, altamente influenciado pelo desempenho dos alunos, vale destacar que 5 cursos tiveram conceito máximo (nota 5) no exame.

São eles:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Friburgo, na Região Serrana do Rio;

Rede de Computadores em Fortaleza, capital do Ceará;

Rede de Computadores em Juiz de Fora, em Minas Gerais;

Análise e Desenvolvimento de Sistemas em João Pessoa, capital da Paraíba;

Pedagogia em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

NOTAS DO ENADE 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no dia 22 de dezembro no Diário Oficial da União as notas dos cursos superiores no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014.

Acesse aqui a lista com as notas do Enade 2014, publicada no Diário Oficial da União.    




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André