Diante da tragédia um conselho "ao invés da gente tá filmando, vamos fazer uma oração"

Adalberto, de 55 anos - vítima -

O vídeo de um homem desacordado, caído na grama e recebendo atendimento de urgência de uma equipe do SAMU viralizou nas redes sociais. Trata-se de um atleta que sofreu um mal súbito enquanto participava de uma partida de futebol no Estadio Roseana Sarney, localizado na Cidade Operaria em São Luís. 

Adalberto, de 55 anos, jogava no Vila Real e passou mal quando disputava uma partida pelo Campeonato Cinquentão. Socorrido pelos colegas, que acionaram o SAMU e mesmo recebendo os primeiros socorros ainda no local do ocorrido a vitima não respondeu aos estímulos sendo confirmada a sua morte.


Um fato curioso chama a atenção neste vídeo de 01:15m de duração, logo no inicio e possível ouvir  em meio aos curiosos que observam e registram a agonia da vitima, alguém dizendo: "vambora fazer uma oração aí gente", o vídeo prossegue e aos 01:02m a mesma pessoa chama a atenção dos insensíveis: "Pessoal ao invés da gente tá filmando, vambora orar". segundos depois a pessoa decide parar de registrar e o vídeo é encerrado. É possível perceber dezenas de pessoas ao redor da vitima, mas apenas um homem está agachado e desesperado chora muito.

Sempre que ocorrem acidentes com ou sem vitimas é comum a presença de curiosos que munidos de Smartphones passam a registrar o sofrimento e agonia das vitimas. Sem demonstrar qualquer tipo de solidariedade, compaixão, sensibilidade ou dó, estes expectadores comportam-se como abutres, e sem o corpo já está sem vida, o desrespeito aos familiares é ainda maior. Incapazes de demonstrar qualquer sentimento ou prestar qualquer tipo de ajuda, a estes o que interessa e registrar aquele momento e compartilhar imediatamente nas redes sociais.    

Na ultima quinta-feira (25), o jornal O Estado divulgou uma foto com a  legenda MORTE COMPARTILHADA, o matutino questiona o fato de varias pessoas em poder de aparelhos celulares e totalmente indiferentes à violência, cercarem o corpo um homem morto a tiros na Vila Palmeira com objetivo de registrar imagens e videos. 

Como explicar tal comportamento macabro e doentio? o que justifica tal atitude? para onde estamos caminhando? Antes de tudo é sempre bom fazer uma análise: se fosse comigo ou com alguém próximo a mim, de que forma gostaria que os outros lidassem com a situação?

Este blog lamenta a morte repentina e trágica do Adalberto, de 55 anos, ao mesmo tempo em que parabeniza o cidadão que teve a coragem de confrontar os insensíveis expectadores,"Pessoal ao invés da gente tá filmando, vambora orar" fica o conselho, ao invés de filmar faça uma oração.   

O espetáculo é a ideologia por excelência, porque expõe e manifesta na sua plenitude a essência de qualquer sistema ideológico: o empobrecimento, a submissão e a negação da vida real. O espetáculo é, materialmente, «a expressão da separação e do afastamento entre o homem e o homem».

Comentários