quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Hildo Rocha viabiliza aquisição de Acelerador Linear para o Aldenora Bello






A liberação dos recursos foi confirmada durante audiência do Ministro Marcelo Castro com o parlamentar e diretores do hospital. O aparelho utilizado pela instituição, no tratamento do câncer, está com a vida útil esgotada há quatro anos.

As ações do deputado Hildo Rocha (PMDB/MA), iniciada logo nos primeiros dias de mandato, em busca de melhorias para o Hospital Aldenora Bello começa a render os primeiros resultados práticos. Durante audiência, nesta terça-feira (2) o Ministro Marcelo Castro anunciou que os recursos para a compra de um Acelerador Linear, já estão assegurados. Castro reconheceu que o empenho do parlamentar maranhense foi fundamental para a viabilização dos recursos.

“Hildo Rocha é um dos deputados mais atuantes no Congresso Nacional. Quero cumprimenta-lo pelo excelente trabalho que ele tem feito na Comissão Mista do Orçamento defendendo, de maneira muito firme, os recursos para a saúde pública do Brasil e do Maranhão, Estado ele representa na Câmara Federal”, enfatizou Castro.

Ações em favor dos municípios

Além da valiosa conquista em favor do Hospital Aldenora Bello, Hildo Rocha é o autor de uma emenda de plenário por conta da qual conseguiu aumentar em R$ 80 milhões os recursos para o atendimento de Média e Alta Complexidade (MAC), no âmbito estadual, e liderou a luta que resultou no aumento da Receita Orçamentária da União, referente à Saúde para 2016, em R$ 10 bilhões.

Apesar desse reforço orçamentário, os municípios passam por dificuldades no setor da saúde pública. Para debater sobre o subfinanciamento federal e questões específicas de cada localidade, Rocha ajudou a articular novo encontro do Ministro Marcelo Castro. Os prefeitos maranhenses reivindicam, entre outras questões, repasses para as áreas de Média e Alta Complexidade.

Omissão do governo estadual

Hildo Rocha ressaltou que, em parte, as dificuldades enfrentadas pelos municípios no setor da saúde devem-se à falta de apoio do Governo Estadual. O parlamentar lembrou que a ex-governadora Roseana Sarney repassava mensalmente recursos do Programa Saúde é Vida.

“Até dezembro de 2014 diversas prefeituras recebiam ajuda do governo estadual. Lamentavelmente o governo que assumiu o comando do estado, em janeiro de 2015, promoveu o desmonte do sistema de saúde pública e suspendeu os repasses. O resultado está aí. A qualidade do atendimento ficou ruim. A população maranhense está sendo penalizada pela falta ade compromisso do Governador do Estado”, destacou Hildo Rocha.

O ministro defendeu o aprimoramento das parcerias entre as três esferas de governo e garantiu que irá se empenhar para encontrar soluções para as demandas dos prefeitos maranhenses.

Participaram da reunião Gil Cutrim, prefeito de São José de Ribamar e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM); Edvaldo Nascimento dos Santos (Vargem Grande); José Gomes Rodrigues (Buriticupu); José Martinho dos Santos Barros (Cantanhede); Juran Carvalho (Presidente Dutra); Maura Jorge (Lago da Pedra); Sebastião Madeira (Imperatriz); e Eric Costa (Barra do Corda). O deputado Estadual Léo Cunha (PSC) também participou do encontro.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André