quinta-feira, 3 de março de 2016

Miranda do Norte deflagra plano de ação para o combate ao Aedes aegypti


    “Essa luta é de todos nós, vamos juntos acabar com o mosquito”

Ciente de que o combate ao Aedes aegypti é urgente e fundamental para prevenir, controlar e reduzir os casos de dengue, febre chikungunya e Zika Vírus Aedes aegypti, a prefeitura municipal de Miranda do Norte, através  Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) elaborou e colocou em pratica plano de ação para o combate ao Aedes aegypti, envolvendo diferentes etapas e ações.

O Plano foi desenvolvido pela secretária de Saúde do Município, Allana Abreu, com base em dados da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), segundo o qual, atualmente o município de Miranda do Norte possui 378 casos de dengue registrados no Sistema Nacional de Agravos e Notificação – SINAN e um total de 5.268 imóveis, deste total 625 domicílios possuem foco do mosquito Aedes aegypti.

Em ofício enviado ao Comandante do 24 BIL - Batalhão de Infantaria Leve, no dia 16 de fevereiro, Allana Abreu, solicitou o apoio e a participação daquela instituição no plano de ação para o combate ao Aedes aegypti, no que foi plenamente atendida.

O comando enviou à Miranda do Norte, militares do Exército Brasileiro para participarem no período de 29/02 à   04/03 do grande Mutirão Comunitário para o combate ao Aedes aegypti, além dos militares também participam da ação, homens do Corpo de Bombeiros, agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, profissionais da atenção básica, profissionais das demais Secretarias Municipais, alunos da rede pública municipal, Poder Legislativo além da comunidade. 

A mobilização comunitária visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção para eliminação do mosquito, através da realização de visitas  as residências no período de 29 de fevereiro a 04 de março do corrente ano conforme programação elaborada pela equipe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, com a finalidade de eliminação de criadouros, tratamento de depósitos, atividades de educação em saúde e distribuição de folhetos educativos. 

Para Allana Abreu, a participação ativa de cada morador na eliminação de criadouros já existentes, ou de possíveis locais para reprodução do mosquito é essencial para o sucesso das ações de combate ao Aedes aegypti. "As ações só surtirão o efeito desejado, se além da participação efetiva dos diferentes setores da administração pública, cada morador fizer a sua parte no combate aos focos do mosquito" Enfatizou a secretária. 

Diante do número de casos de dengue, febre chikungunya e Zika Vírus que tem ocorrido no município, torna-se necessário orientar a população e realizar visitas de inspeção domiciliar com o objetivo de diminuir a incidência de casos das doenças acima citadas, uma vez que a prevenção está diretamente relacionada a mudanças de hábitos culturais e para que haja uma diminuição de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é necessário se realizar uma mobilização comunitária.

Ficou claro também que a maior incidência de Aedes aegypti ocorre em áreas periféricas onde na maioria das vezes, a própria população que, por falta de informação acabam por criar ambientes propícios ao desenvolvimento e proliferação do mosquito que encontrando locais com água parada (criadouros), põem seus ovos e rapidamente se reproduzem.

Diante da gravidade dos fatos, a prefeitura municipal através da SEMUS, mobilizou as demais secretarias municipais, profissionais de saúde e poder legislativo para definir ações de mobilização para o enfrentamento ao Aedes Aegypti, com ênfase na execução de ações que viabilizam o combate aos focos do mosquito.

É importante lembrar que, para se reproduzir, o mosquito Aedes aegypti se utiliza de todo tipo de recipientes que as pessoas costumam usar nas atividades do dia a dia – garrafas e embalagens descartáveis, latas, pneus, entre outros. Estes recipientes costumam se juntar a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e mesmo lixões.













Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André