Poeta e escritor Abraão Teixeira abre o coração e diz porque é pré-candidato a prefeito de Cantanhede

"Esta é a oportunidade que tenho para lutar pelos ideais de mudanças, de realizar sonhos e de ver nossa Cantanhede próspera"




Em entrevista exclusiva, o poeta e escritor Abraão Teixeira, fala sobre sua sua trajetória política, seu posicionamento frente ao atual quadro político, tanto municipal quanto estadual, além de explicar em detalhes os motivos que o levaram a colocar seu nome como pré candidato a prefeito de Cantanhede. 


Alem de poeta e escritor, Abraão é empresário com atuação na área farmacêutico, foi secretario municipal de cultura durante o segundo mandato de Hilton Rocha, candidato a vice-prefeito de Dr. Iomar em 1996 e pré-candidato a prefeito de Cantanhede em 2012. Filho de Cantanhede, local onde vive até hoje, é membro e obreiro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e Casado com Celsilene, com quem tem três filhos: Aline, Alana e Abraão Gabriel.

Entrevista exclusiva concedida ao amigo Anísio Júnior em 28 e fevereiro de 2016 


Anísio JúniorHá tempos você vem ensaiando uma candidatura a prefeito, dessa vez é pra valer? Por que as pessoas deveriam acreditar que você vai mesmo ser candidato desta vez?

Abraão – Em 1992, quando coloquei pela primeira vez meu nome a disposição do grupo PSB que apoiava o prefeito Cidinho, o mesmo preferiu manter o compromisso com o Sr Miguel Buhaten. Em 1996 fui candidato a vice-prefeito de Dr. Iomar. Já na eleição passada de 2012 eu estava com todas as possibilidades de manter e ir até as últimas instâncias do processo eleitoral daquela eleição, se não fosse a NEGATIVA do PC do B!

Abraão – Todo cidadão que vota tem direito de ser votado, eu sou uma pessoa honesta, trabalhador, amigo presente e permanente em Cantanhede, tenho serviços prestados e sou respeitado por todas as classes sociais do nosso município, o que me QUALIFICA ser pré-candidato a prefeito da nossa cidade. 

Anísio JúniorHoje você é filiado no PR. Fale um pouco da sua relação com o partido.

Abraão – Na verdade sou filiado sim ao partido PR, porém desta vez sou o PRESIDENTE. Acredito na seriedade e compromisso que assumimos com a direção estadual, nunca mais na minha vida espero passar novamente por tudo que passei na eleição passada, foi terrível!

Anísio Júnior O que você tem a dizer sobre as especulações de desistência de sua pré-candidatura?

Abraão – Não consigo imaginar porque se passa isso na cabeça de alguém, pois, se esta é uma oportunidade que tenho de lutar pelos ideais de mudanças, de realizar sonhos, de ver nossa Cantanhede próspera. Não! Desistir jamais! Acredito no alicerce que trabalhei a minha vida inteira, acredito no sentido da palavra CONFIANÇA, AMOR E FÉ.

Anísio JúniorVocê já foi procurado por algum outro pré-candidato para compor e unir forças políticas, quais foram eles?

Abraão – Sim, tenho boa relação de amizade com todos, inicialmente fui procurado por Dr. Elvy, onde falamos de nossos projetos para Cantanhede.

Reunimos na residência do amigo Biran Castro com a presença do Deputado Federal Hildo Rocha e muitas lideranças, que buscando unir o grupo, creio que, para poder se posicionar.

Recentemente fui procurado pelo amigo Ruivo, conversamos longamente sobre a real situação do município e nossos objetivos e projetos.

Anísio Júnior Você aceitaria ser vice de alguém?

Abraão – Não me imaginei desistindo do projeto que tenho.

Anísio JúniorQuais seriam suas principais prioridades caso você chegue à prefeitura de Cantanhede?

Abraão – Fundamentalmente cuidar bem das pessoas e da cidade. Priorizar o social, buscando desenvolver a saúde, agricultura familiar, a geração de emprego e renda para criar um fôlego e fluir o encaminhamento estrutural que a cidade precisa para trilharmos os demais aspectos da gestão, pois administrar, bem é delegar poderes e cobrar resultados. 

Anísio JúniorO que você acha dos pré-candidatos que se apresentaram até agora? Fale de cada um, por favor.

Abraão – Respeito todos eles, acho que todos estão tentando buscar defender suas ideias, seus interesses, vivemos numa democracia, aleluia!

Paulo Coelho, é um cidadão que sempre me respeitou muito bem, tem sua parcela de contribuição em nosso município em muitos aspectos.

Ruivo, é meu compadre e amigo, nos respeitamos, sabemos do seu trabalho prestado no município.

Dra. Meire, é uma profissional na área de saúde, já administrou Cantanhede por 14 meses (aproximadamente), é uma pessoa agradável.

Dr. Elvy, é meu amigo desde quando chegou em Cantanhede, nos consideramos muito, é um excelente médico e o admiro pela dedicação que tem pelo trabalho e pela família.

Abraão, é o mais simples e verdadeiro de todos, porém o que mais tempo de serviço prestado tem em Cantanhede, conhece as pessoas, suas famílias e é o amigo fiel de todas as horas.

Anísio JúniorExiste alguma possibilidade de você se tornar aliado do atual prefeito? Inclusive ocupando uma secretaria nesse final de governo, como a de cultura que você tem mais afinidade, já que ela está sem titular, no momento?

Abraão – Poderemos ser aliados sim, em outro momento, numa possível gestão nossa, pois na dele nunca me foi concedida valorização! Creio que o mesmo sempre me viu como ameaça e não como um correligionário, o que lamento profundamente, pois precisamos buscar unir nosso povo em torno do progresso de todos, não de uma pequena minoria! Não estou preocupado com salário ou emprego pra mim, o que me é motivo de preocupação é a vida sofrida que nosso povo enfrenta!

Anísio JúniorVocê já foi secretário de cultura na administração do prefeito Hilton Rocha, o que você achou da atuação do Carlito Amaral nesses sete anos à frente da pasta?

Abraão – Fez o melhor trabalho da gestão, nas redes sociais, nas ações solidárias, nos cafés, etc. Pena que a maior parte deste esforço foi com o próprio salário, assim ele me afirmou!

Anísio JúniorO que você achou da forma como o prefeito escolheu o candidato à sua sucessão, através de pesquisa?

Abraão – Sempre foi normal o prefeito escolher o seu preferido, anormal foi a balela desta pesquisa!

Anísio Júnior Sua família apoia sua pré-candidatura?

Abraão – Todos acreditam em mim, me conhecem, mas nem todos gostam da política, como todos nós sabemos este é um universo delicado e um tanto nebuloso! 

Acredito que prevalecerá o bom entendimento dos parentes, correligionários e amigos.

Anísio Júnior Como será a sua campanha em relação à parte financeira?

Abraão – Esta é a parte que me preocupa menos, não tenho intenção de comprar votos, não pretendo pegar empréstimos em bancos ou agiotas, irei gastar o necessário que o partido disponibilizar, pois ai o meu compromisso se afirma em propostas de governo com o povo, onde os nossos deputados de coligação receberão a recompensa em votos de gratidão pelo próprio povo numa outra possível eleição.

Anísio Júnior – Qual é a avaliação que você faz da administração do prefeito Zé Martinho nesses sete anos, diga os pontos positivos e negativos.

Abraão – Não tenho nada pessoal contra José Martinho, é meu conterrâneo, o respeito, é o prefeito da nossa cidade, escolhido pelo povo, respeito isto!
Cumprimentamos um ao outro onde quer que nos encontremos.

Pontos Negativos:

Não aprovei o seu sistema administrativo desde as primeiras ações de governo. A saúde é o ponto que mais me comove, não podermos ver nossos conterrâneos nascerem aqui! Retrocedemos! A questão cooperativa prejudicou muita gente com relação a direitos e benefícios! O autoritarismo! A falta de compromisso em entregar o matadouro aos açougueiros, que vem sofrendo ao longo de muitos anos! A questão salarial! Etc...

Pontos Positivos:

Conquistas de boas e qualificadas escolas, Valorização de (algumas) pessoas,
A construção de bons postos de saúde, Pagamentos, quase sempre em dias dos funcionários.

Anísio JúniorComo está sua relação com o governador Flávio Dino já que você foi pré-candidato do PC do B nas eleições passadas?

Abraão – A mais forte lembrança que tenho do Flávio Dino foi “assim como você andou em carro aberto comigo nas ruas de Cantanhede, andarei com você, não posso lhe oferecer ajuda financeira, mas posso dar apoio moral” era exatamente o que eu precisava ouvir, sai daquele encontro maravilhado! A alegria durou três dias, logo o Gerson sec geral do partido me ligou (combinado c/ o presidente diretório municipal no momento em que chegava na minha residência a comitiva do mesmo diretório) afirmando que eu tinha ligado pra ele dizendo não ser mais candidato, no mesmo instante desmenti esta conversa e afirmei a minha pré-candidatura, onde ouvi do mesmo Gerson a afirmativa que estavam decididos a apoiar a reeleição do Zé Martinho, fiquei anestesiado! Bobo de ouvir do secretário geral do PC do B negar a legenda para um fiel correligionário e oferecer para um adversário que provavelmente nunca o apoiará!

Mesmo assim votei no Flávio, estou filiado no PR Partido da República, onde sou presidente, é um partido da base aliada do governo, espero poder contar com a atenção especial do governo Flávio Dino. Nunca o visitei porque existe uma blindagem que impede! Sou do tipo que acredito que na política o povo é quem decide, o tempo é o melhor remédio para muitos males!

Anísio JúniorNa eleição passada você teve uns problemas com o PC do B, você pode contar o que realmente aconteceu?

Abraão – O pecado que os companheiros do PC do B cometeram comigo, é que, eles se esqueceram de representar o interesse coletivo da sociedade e representaram seus interesses pessoais!

Anísio Júnior Como está sua relação com o PC do B de Cantanhede hoje?

Abraão – Me dou bem com todos e os respeito e estou aberto a receber o voto de todo e qualquer cidadão, de qualquer partido ou religião. Prego a paz, o amor e busco o melhor para este povo que clama por socorro!

Anísio Júnior Mudando de assunto; hoje você é evangélico e como ficou o poeta nessa mudança de religião, tem algum projeto à vista?

Abraão – Continuo buscando o mesmo Jesus da igreja católica, somos todos irmãos em Cristo. Tenho planejado para publicação ainda este ano um livro que conta a história da Assembleia de Deus em Cantanhede, na ocasião da comemoração dos 75 anos de existência da igreja, em Cantanhede, será uma grande festa JUBILEU E CELEBRAI, NOVEMBRO 2016.

Anísio Júnior Faça suas considerações finais.

Abraão – Que Deus ilumine as mentes e os corações do nosso povo para tomarem a decisão acertada, para que depois não venham a estar sofrendo sem ter para quem reclamar!

O povo é soberano, livre para escolher o seu candidato, a vida e a história de cada um dos pretendentes é de total conhecimento das pessoas, todos nos conhecemos.

Tão importante é saber escolher bem o candidato a prefeito como também é bom saber selecionar bem uma câmara de vereadores. Aproveito, para convidar os homens e mulheres de bem desta cidade para ingressarem também em nosso partido PR.

Aos CRISTÃOS de todas as IGREJAS registro aqui que somos uma força muito especial neste universo conturbado da política, mas JUNTOS POR CANTANHEDE poderemos fazer a diferença.

Que Deus me capacite mais e mais, a fazer uma administração competente e digna deste povo, que JUNTOS POR CANTANHEDE, possamos viver na paz e no amor, celebrando prosperidade para engrandecimento de todos.

Um forte abraço na paz do Senhor Jesus.

Grato Anísio Júnior.

Abraão Teixeira





Comentários