Roda de Conversa busca soluções para os graves problemas de saneamento básico na área Cidade Operária/Cidade Olímpica


                         Foto de Flora Dolores/O Estado



Não é de hoje que os bairros da capital maranhense sofrem com a falta de saneamento básico, que é direito humano e fundamental para a vida digna dos moradores, principalmente os das regiões periféricas. Incomodados com o constante descaso, a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência promove neste sábado (12) uma Roda de Conversa no Auditório do Centro Educacional São José Operário - CESJO, localizado na Avenida da Providência, nº 100, bairro Cidade Operária. O debate acontece das 14h30 às 17h e irá buscar soluções para as questões ambientais da área Cidade Operária/Cidade Olímpica que reúnem em seu território, segundo dados do IBGE, mais de 175 mil pessoas.

A extensão Cidade Operária/Cidade Olímpica apresenta um número expressivo de 60% de toda coleta de resíduos sólidos feita pela Prefeitura de São Luís, mais da metade dos investimentos que o órgão dispõe para limpeza da cidade. Ainda assim, por maus hábitos da população, essa área está entre as 05 zonas que  mais tem lixões a céu aberto na capital maranhense.

Na oportunidade, será feito um Abaixo Assinado com a finalidade de pleitear uma Audiência Pública sobre o Plano de Resíduos Sólidos que será coordenado por representantes das Igrejas Cristãs, Sociedade Civil Organizada, Juventude Militante do bairro e outros. Mais informações pelos números 98113-7783 (Padre Manoel Oliveira) e 98883-7947 (Lúcia Diniz).

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

O diálogo sobre essas questões é motivado pela Campanha da Fraternidade de 2016 que foi lançada, oficialmente, no dia 10 de fevereiro. Para este ano, a CF nos convida a refletir sobre “Casa comum, nossa responsabilidade”, subsidiados pelo lema bíblico que diz: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5,24). A proposta da CNBB é assegurar o direito ao saneamento básico para todos e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro do Planeta Terra. Desta maneira, a Campanha tornou-se ecumênica, pois a questão do saneamento afeta não apenas católicos, mas todas as pessoas, independente da fé que professem. Para isso, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados.

Programação


14h30 às 14h50 - CREDENCIAMENTO

14h55 - ABERTURA E ORAÇÃO ECUMÊNICA - Padre Manoel e Pastores presentes

15h - METODOLOGIA DA RODA DE CONVERSA – Mediador: Clarinda Germano de Brito

15h às 15h30 - APRESENTAÇÃO DA TEMÁTICA PELO ASSESSOR – Expositor: Luís Jorge.

15h30 às 16h - Espaço para INTERVENÇÕES E INSCRIÇÕES (5minutos para cada inscrito).

16h05 - APRESENTAÇÃO E APROVAÇÃO DA PROPOSTA: Abaixo Assinado fins realização de Audiência Pública sobre o Plano de Resíduos Sólidos. (Data e local a definir)

16h20 às 16h40 - ESCOLHA DA EQUIPE GESTORA (Representantes: Igrejas Cristãs, Sociedade Civil Organizada, Juventude e outros)

16h40 - APRESENTAÇÃO DA EQUIPE: (definição de data, local e horário dos encontros de planejamento e acompanhamento).

17h - ENCERRAMENTO E LANCHE






Comentários