sexta-feira, 15 de julho de 2016

Inoperância do Estado leva criancas a enveredar pelo mundo do crime



Uma cena que deveria envergonhar e chocar o Estado e a sociedade foi registrada na tarde desta sexta-feira (15), em São Luís.

Um casal de adolescentes foi apreendido pela polícia suspeito de furtar um aparelho celular e tentar arrombar um barco no bairro da Ponta da Areia. O menino tem apenas 14 anos de idade e a menina de 13, já é mãe de uma criança de sete meses.

Reconhecidos por testemunhas como autores do furto, depois de questionados pelos políciais o casal confessou e mostrou o lugar onde estava escondido o celular. Os adolescentes apreendidos foram encaminhados para a DAI - Delegacia do Adolescente Infrator.

Diante de fato tão estarrecedor é impossível não fazer alguns questionamentos, afinal quem são estas crianças? porque optaram pelo caminho do crime tão cedo? será que políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes estão sendo implementadas corretamente e atingindo seus objetivos?

As redes de proteção que teoricamente serviriam como garantia de que indivíduos em formação estariam amparados existem e estão sendo utilizadas forma eficiente?

O Estado falha de forma vergonhosa quando se refere a proteção de crianças e adolescentes. As organizações do terceiro setor lutam bravamente para reverter o quadro de miséria, violência e maus tratos entre crianças e adolescentes. 

Já a sociedade hipócrita ignora e dá de ombros para a dura realidade vivida por crianças e adolescentes excluídas nos guetos e periferias de nossa ilha histórica. 

De vítimas estes adolescentes passam a ser vistos e tratados como algozes e inimigos da sociedade. É hora de cada cidadão assumir sua parcela de culpa e fazer sua parte na garantia dos direitos de crianças e adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa