quarta-feira, 13 de julho de 2016

OAB age para evitar novos casos de morte no Hospital da Criança


 - 
OAB-MA PEDE À VIGILÂNCIA SANITÁRIA QUE VISTORIE O HOSPITAL DA CRIANÇA, EM SÃO LUÍS


Após receber várias denúncias de falta de higiene no local a Comissão de Direito à Saúde da OAB-MA quer evitar novos casos de morte no hospital

Em continuidade ao trabalho de defesa da garantia do direito à saúde, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), por meio de sua comissão de Direito à Saúde, protocolou ofício na manhã de hoje (12), na Secretaria de Saúde do Estado solicitando vistoria da Vigilância Sanitária, ao Hospital da Criança. A vistoria refere-se à falta de higiene e também sobre a infraestrutura do local.

Em seguida, a Comissão reuniu-se com a Secretária Adjunta de Ações e Serviços da Saúde do Município, Silvia Leite, para tratar sobre os casos de morte na rede pública municipal de saúde e buscar uma solução conjunta para esse problema.

“Temos recebido constantes denúncias sobre a falta de higiene no Hospital da Criança, por isso solicitamos à Vigilância Sanitária que em um prazo de 72 horas faça uma vistoria nesta unidade de saúde, como forma de assegurar o melhor atendimento às crianças que lá se encontram”, disse Hélio Maia, presidente da Comissão de Direito à Saúde.

Sobre as mortes ocorridas no hospital, ele enfatiza que é fundamental uma solução conjunta e rápida para que se evitem mais óbitos. “O objetivo é evitar mais mortes. Uma de nossas indicações para isso seria a retirada das crianças que se encontram nos corredores do hospital, como forma de evitar mais contaminações e consequentes óbitos”, enfatizou o presidente da Comissão.

Para a Secretária Adjunta de Ações e Serviços da Saúde do Município, Silvia Leite, o problema será amenizado com a finalização da obra do hospital e com o ordenamento de pacientes do interior para a capital.

Como medida emergencial, na segunda-feira (18), estaremos reunidos com os médicos e a equipe do programa "Melhor em Casa", formada pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), com o intuito de sensibilizar a Classe Médica para reavaliar a necessidade de manter ou não as crianças internadas no hospital da Criança, afim de que possamos evitar novas contaminações e óbitos, além de diminuir a superlotação, bem como proceder a retirada de crianças dos corredores.

Esta é a segunda reunião que a Comissão de Direito à Saúde da OAB-MA tem com representantes da Secretaria Municipal de Saúde. No início do mês, membros da comissão estiveram visitando o Hospital da Criança após constatar diversas denúncias de casos de óbito infantil divulgados nas redes sociais. Na ocasião, reuniram-se com a direção do hospital e com a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Helena Duaillibe.

“A ideia é que possamos reunir todos os envolvidos na defesa do direito à Saúde, inclusive o Ministério Público, a quem enviaremos um ofício solicitando investigação sobre esta situação”, disse o vice-presidente da Comissão de Direito à saúde, Aurélio Azevedo.

Participaram da reunião além do presidente da Comissão Hélio Maia, o vice-presidente Aurélio Azevedo, a advogada Marcella Abdalla, e os advogados Gabriel Medeiros, Gustavo Matos e Roberto Pires.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André