segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Por eleições limpas e propositivas



"É notório o clamor da sociedade por um processo eleitoral em que, verdadeiramente, haja um debate de propostas concretas, factíveis e alinhadas com as necessidades das pessoas e das cidades. A sociedade brasileira está exausta de escândalos, de baixarias e corrupção durante o processo eleitoral; de mentiras, meias verdades, ofensas pessoais. Essencial é a construção de um cenário eleitoral democrático, realmente igualitário, ético, responsável, comprometido com as ideias inovadoras e projetos possíveis"

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, reafirma seu comprometimento com a sociedade civil em defender e lutar por eleições honestas e voltadas para o debate de propostas.

É notório o clamor da sociedade por um processo eleitoral em que, verdadeiramente, haja um debate de propostas concretas, factíveis e alinhadas com as necessidades das pessoas e das cidades. A sociedade brasileira está exausta de escândalos, de baixarias e corrupção durante o processo eleitoral; de mentiras, meias verdades, ofensas pessoais. Essencial é a construção de um cenário eleitoral democrático, realmente igualitário, ético, responsável, comprometido com as ideias inovadoras e projetos possíveis.

O cidadão deve ser um fiscal do sistema eleitoral! Além de denunciar atos ilícitos e combater o Caixa 02, por meios dos inúmeros canais colocados a sua disposição, devendo analisar o comportamento e ações dos candidatos, ponderar as notícias e os fatos veiculados, buscando fontes seguras e confiáveis de informações, recebendo com cautela boatos e assuntos maliciosos, sobretudo nas redes sociais e nos aplicativos de troca de mensagens, sendo essencial que haja um dialogo com familiares e amigos sobre referências ideológicas e as condutas de todos aqueles envolvidos no processo eleitoral.

Essa observância é salutar. A consciência dos eleitores no momento de escolher representantes é fundamental para que sejam preservadas a probidade e a ética na política brasileira, para todas as esferas de governo e em relação a todos os Poderes. O voto não tem preço, tem consequência! É preciso acabar de uma vez por todas com o que exista de mais nefasto na política e no sistema eleitoral brasileiro.

A OAB-MA repudia todos os atos ilícitos que desestabilizam o nosso sistema político eleitoral, voltando a reafirmar pela defesa de que prevaleça o máximo de lisura nas eleições. O trabalho da Seccional iniciou com a itinerância eleitoral percorrendo 15 cidades maranhenses, contemplando os 217 municípios do Estado. Em cada Subseção foi instalado o Comitê de Combate ao Caixa 02, com vários canais de denúncia para que o cidadão se transforme em um fiscal da sociedade.

Sim, o cidadão pode/deve fiscalizar e observar as discrepâncias entre gastos e doações declaradas pelos candidatos e partido em relação ao volume e grandiosidade das campanhas eleitorais em 2016 e é nesse sentido que a OAB Maranhão se posiciona e conclama a sociedade para participar desse ato cívico de responsabilidade coletiva e sentido democrático, agindo, todos, da forma mais ética, razoável, proba e republicana.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André