terça-feira, 18 de outubro de 2016

Se a "recriação" da Amablog é para "vendê-la" a um projeto político só me resta lamentar

"chama-me a atenção apenas o fato de tal movimento de "recriar" a Amablog ser protagonizado praticamente por blogueiros que são processados por Braide ou que não são simpáticos a sua candidatura"

O jornalista Robert Lobato, titular do blogue robert lobato - política e tendências , um dos mais lidos e acessados no Maranhão, agora ex-presidente da  Associação Maranhense de Blogueiros - AMABLOG, entidade que ajudou a criar e foi um dos seus mais árduos defensores, se manifestou sobre a repentina recriação da entidade, e afirma estranhar alguns fatos obscuros e suspeitos ocorridos horas antes e logo depois da repentina decisão de dar vida a entidade.


Chama a atenção ainda, e aí a coisa ganha uma conotação política muito suspeita, que logo após a reunião que "recriou" a Amablog, o amigo Luis Cardoso tenha corrido para os microfones da rádio do Sistema Difusora para dar entrevista no programa Ponto e Vírgula, programa este notoriamente alinhado à candidatura de reeleição do atual prefeito da cidade. Aliás, o próprio sistema Difusora funciona como uma espécie de comitê eleitoral da candidatura do "12".

SOBRE A ASSIM CHAMADA AMABLOG

Em dezembro no passado, fui convidado por vários amigos e amigas da blogosfera para presidir a Associação Maranhense de Blogueiros - AMABLOG.

Robert Lobato
Dois eventos concorreram para apressar a fundação da entidade à época: 1. Assassinatos de dois blogueiros no interior do estado; e 2. Suposta perseguição do blogueiro Luis Pablo por autoridades e órgãos de segurança do Governo do Estado, tanto que chegou ser publicada uma nota em prol do referido blogueiro..

A princípio resisti à ideia porque sabia das dificuldades de reunir numa mesma entidade um conjunto de pessoas que, mesmo aparentemente tendo os mesmos objetivos, tinha também muitas diferenças entre si, tanto que muitos blogueiros desdenharam, ridicularizaram e conspiraram abertamente contra a criação da AMABLOG.

Mas o desejo e o desafio de lutar pela liberdade de expressão e da imprensa no Maranhão foram maiores e acabei por aceitar a presidência da Amablog, mesmo que a entidade nunca tenha sido regularizada legalmente.

Pois bem. Com a polêmica em torno das declarações do candidato a prefeito Eduardo Braide sobre os blogs da cidade, dadas durante debate no Conselho Regional de Medicina- CRM, um grupo de blogueiros resolveu "recriar" a Amablog desta feita tendo o experiente jornalista Luis Cardoso à frente, logo tem-se a certeza de que a entidade estará em boas mãos.

Contudo, chama-me a atenção apenas o fato de tal movimento de "recriar" a Amablog ser protagonizado praticamente por blogueiros que são processados por Braide ou que não são simpáticos a sua candidatura, o que provoca a impressão de ser algo pessoal à primeira vista.

Chama a atenção ainda, e aí a coisa ganha uma conotação política muito suspeita, que logo após a reunião que "recriou" a Amablog, o amigo Luis Cardoso tenha corrido para os microfones da rádio do Sistema Difusora para dar entrevista no programa Ponto e Vírgula, programa este notoriamente alinhado à candidatura de reeleição do atual prefeito da cidade. Aliás, o próprio sistema Difusora funciona como uma espécie de comitê eleitoral da candidatura do "12".

Ora, se a "recriação" da Amablog é para "vendê-la" a um projeto político só me resta lamentar, pois o alinhamento político-partidário nunca foi o horizonte da entidade.

Enfim, que a "nova" Amablog possa cumprir com os seus objetivos maiores em prol dos blogueiros maranhenses sem se render ou se vender às tentações políticas, partidárias ou de outra natureza menos nobre.

Boa noite a todos e a todas.

Robert Lobato 



Um comentário:

  1. Entendo eu, que essa entidade não tem legitimidade para representar o estado do maranhão, pois o maranhão não é só a capital São Luis. E pelo que podemos perceber, não houve eleição em nível de estado para escolher a diretoria dessa entidade. Devido a isso, seria melhor chamar a mesma de Associação dos Blogueiros de São Luis. Nós do interior somos sempre colocados em segundo plano, tanto na esfera política, bem como no restante, por tanto, essa entidade é ilegítima e ilegal, e não nos representa. Por esse motivo, vamos convocar nossa amiga e parceira Kelly Queiroz, presidente da Associação de Imprensa da Região Tocantina, para juntos, criar um movimento com o intuito de se criar a Associação dos Blogueiros da Região Tocantina

    ResponderExcluir

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa