sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Amablog denuncia aumento dos casos de violência contra blogueiros no Maranhão


É preciso alertar as autoridades e a sociedade para o aumento expressivo das denuncias de casos de violência contra jornalistas e blogueiros no Maranhão. Chama a atenção o crescimento dos casos de censura chapa branca, aqueles praticados pelos governantes e poderosos através de ações na justiça com o objetivo de intimidar e calar os profissionais da imprensa.


Nesta quinta-feira (24), representantes da AMABLOG - Associação Maranhense de Blogueiros, se reuniram com a cúpula da segurança pública no Maranhão para denunciar os constantes casos de violência e ameça contra jornalistas e blogueiros, além de cobrar a apuração dos atos denunciados.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, e o delegado-geral da Polícia Civil, Lawrence Melo, asseguraram que todas as denuncias serão investigadas.

Também foi pauta da reunião as ameaças e intimidações veladas feitas à blogueira Ana Kelly da Silva Queiroz, de Imperatriz, pelo Major Janilson Cordeiro Lindoso e pelo senhor Paulo Marcelo Torres Araújo, por meio de um aplicativo de mensagem instantânea. Segundo Jefferson Portela e Lawrence Melo, este caso será apurado e, comprovada a denúncia, serão tomadas as medidas necessárias contra os dois denunciados.

A AMABLOG cobrou explicações sobre o andamento das investigações que apuram o assassinato do blogueiro Ítalo Diniz morto com quatro tiros no dia 13 de novembro de 2015, em uma das principais ruas de Governador Nunes Freire (460 km de São Luís). Até hoje o crime nunca foi esclarecido. Os titulares da SSP-MA e da Delegacia-Geral garantiram que as investigações estão em andamento e que os responsáveis não ficaram impunes.

Na ultima terça-feira (23), jornalistas participaram de audiência pública das comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasilia, onde denunciaram o aumento da violência contra a categoria no Brasil, Na ocasião, a Federação Nacional dos Jornalistas distribuiu o Relatório da Violência contra Jornalistas 2015 e o seu Protocolo de Segurança, que reúne uma série de medidas para combater a violência contra a categoria no exercício da profissão.


CONHEÇA ALGUNS CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA BLOGUEIROS E JORNALISTAS REGISTRADOS EM 2016

01 - Nesta terça-feira (22) o blogueiro Samuel Bastos, de Coelho Neto, titular do Blog do Samuel Bastos denunciou ter sofridos ameças.

02 - A blogueira Ana Kelly da Silva Queiroz, de Imperatriz, Blog da Kelly denuncia ter sido vítima de ameaças e intimidações veladas feitas pelo Major Janilson Cordeiro Lindoso e pelo senhor Paulo Marcelo Torres Araújo, por meio de um aplicativo de mensagem instantânea, levou a AMABLOG a divulgar no de repúdio. 

03 - A jornalista e blogueira Mônica Alves denunciou ter sido vitima de ameças por parte do prefeito eleito de Pinheiro, Luciano Genésio (PP). Por que é tão difícil para alguns conviver com a liberdade de imprensa? A AMABLOG e o Sindicato dos jornalistas profissionais de São Luís divulgaram nota de repúdio sobre o caso. 




NOTA DE REPÚDIO

A Associação Maranhense de Blogueiros (AMABLOG) vem a público externar repúdio à forma violenta com que a blogueira Ana Kelly da Silva Queiroz foi tratada pelo Major Janilson Cordeiro Lindoso e pelo senhor Paulo Marcelo Torres Araújo, inclusive com ameaças e intimidações veladas e abuso de autoridade, diante da posição adotada pela profissional quanto ao caso em que o militar teve prisão decretada, durante as eleições municipais de 2016. A entidade presta total solidariedade à profissional.

Este tipo de conduta prejudica a liberdade de expressão e contribui para o enfraquecimento da democracia, razão pela qual tem o nosso total repúdio. A liberdade do exercício profissional é direito inalienável e repudiamos essa forma de violência à blogueira e à liberdade de expressão.
É inaceitável, para uma sociedade que busca fortalecer sua democracia, que profissionais de imprensa sejam sujeitados a este tipo de situação. É inaceitável que blogueiros e/ou blogueiras sejam coagidos por agentes do Estado.

Luís Cardoso
Presidente da Associação Maranhense de Blogueiros



Nota de Repúdio

A Associação Maranhense de Blogueiros (AMABLOG) vem a público lamentar, repudiar e condenar a violência sofrida pela blogueira Mônica Alves por parte do prefeito eleito de Pinheiro, Luciano Genésio (PP). Durante uma discussão entre a profissional de imprensa e o político, numa janela privada no aplicativo WhatsApp, este acabou ameaçando a blogueira e também proferiu palavras de cunho machista e criminoso.

A atitude reprovável de Luciano Genésio aconteceu na mesma semana em que, tristemente, aqui se referindo apenas ao que foi veiculado pela mídia, quase uma dezena de mulheres foram vítimas de violência física praticamente por homens.

O trabalho da blogosfera maranhense é apurar e relatar os fatos. Para isso, os blogueiros precisam ser respeitados e não cerceados ou ameaçados, como ocorreu. Quem perde com esse tipo de atitude é a sociedade que deixa de ser informada.

Por fim, a AMABLOG presta total solidariedade à blogueira Mônica Alves e alerta que não aceitará e nem permitirá que a relação de políticos para com as blogueiras do Maranhão seja novamente marcada pelo machismo ou qualquer tipo de ameaças.

Luís Cardoso
Presidente da Associação Maranhense de Blogueiros



SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DE SÃO LUIS



NOTA DE REPÚDIO


Externamos nosso repúdio à forma violenta e descortês com que a jornalista Mônica Alves foi tratada pelo prefeito eleito de Pinheiro, senhor Luciano Genésio, inclusive com destratos desrespeitosos, machistas e ameaças veladas, diante de uma nota publicada pela mesma em seus blog, relacionando-se ao referido senhor, que mesmo sendo uma pessoa pública, não aceita críticas.

Este tipo de conduta prejudica a liberdade de expressão e contribui para o enfraquecimento da democracia, razão pela qual tem o nosso total repúdio.

A DIRETORIA














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa