quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Prefeitos dos 217 municípios maranhenses se reúnem para discutir transição e início de governo


                                                                                                                                                                                                   
A transição municipal que tantos problemas vem causando em muitos municípios do Maranhão e como os novos prefeitos devem agir após tomarem posse em janeiro de 2017 são alguns dos assuntos que serão discutidos nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18), em Seminário promovido pela FAMEM que promete reunir prefeitos dos 217 municípios maranhenses.



Prefeitos e prefeitas maranhenses estarão reunidos esta semana, em São Luís, discutindo e recebendo informações importantes sobre o processo de transição municipal e medidas a serem adotadas nos primeiros meses de governo. 

Trata-se do seminário “Novos Gestores – Transição Municipal e Início de Governo”, inciativa promovida pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e que acontece na quinta-feira (17) e sexta-feira (18) no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). 

A programação do seminário, cuja abertura solene acontece às 18h de quinta-feira e contará com as participações de várias autoridades, está disponível no www.famem.org.br

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento. Além de prefeitas e prefeitos, irão participar técnicos municipais que estarão trabalhando nas administrações municipais a partir de janeiro de 2017. 

De acordo com o presidente da FAMEM, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), o seminário funcionará como um amplo fórum de debates e também servirá para dirimir qualquer tipo de dúvida que o gestor e sua equipe tenham sobre a transição municipal. 

“Durante todo o mês de outubro, muitos prefeitos e prefeitas, entre eleitos e reeleitos, nos procuraram, na sede da entidade municipalista, solicitando informações e apoio para realizar a transição municipal, processo que é determinado pela Constituição Estadual. Percebemos que muitos destes gestores, neste momento, ainda, sequer, iniciaram este trabalho. Por conta disso, resolvemos realizar o seminário, que terá uma programação muito técnica, com palestrantes renomados, abordando a transição, início de governo e outros temas, tais como prestação de contas e Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou. 

Além das palestras técnicas, os gestores receberão da Federação uma cartilha elaborada pelo setor jurídico da entidade e que aponta o passo à passo na transição municipal. 

São parceiros da Federação na realização do evento o Governo do Estado, Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/Ma), Assembleia Legislativa, Confederação Nacional dos Municípios (CNM), UNDIME, COSEMS, FIEMA e Ministério Público Estadual.


Programação – Seminário Novos Gestores



Dia 17 – Quinta - Feira

17h – Inscrição e credenciamento 

18h – Abertura Solene

20h – Coquetel


Dia 18 – Sexta - Feira

08h – Palestra com o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA)

Painel 1 – A prestação de contas do Município à Luz da decisão do Supremo Tribunal Federal

Palestrante: José de Ribamar Caldas Furtado

Painel 2 – A Transição Municipal e a Lei de Responsabilidade Fiscal

Palestrante: Jairo Cavalcante Vieira

Painel 3 – Os instrumentos de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão – TCE-MA.

Palestrantes: Bruno Ferreira Barros de Almeida / Carmem Lucia Bentes Bastos

10h – Palestra com o Ministério Público Estadual

Painel 1: O Republicano Processo de Transição Municipal – Apresentação da Campanha: A CIDADE NÃO PODE PARAR. 

Palestrante: Márcio Thadeu Silva Marques.

Painel 2: Condutas Vedadas pelos Gestores Municipais e a Lei de Improbidade Administrativa.

Palestrante: Cláudio Rebelo Correa Alencar

Painel 3: Defesa da Probidade: Projeto e Iniciativas do MP para o Horizonte: 2016-2021.

Palestrante: Márcio Thadeu Silva Marques.

14h - Palestra sobre Gestão em Educação e Plenária com representantes da UNDIME.

Tema Palestrantes


Gestão Administrativa Thamara Caroline Strelec

Gestão Financeira Paulo Roberto Roma Buzar

Gestão de Programas e Projetos Rossiele Soares da Silva



16h – Palestra sobre Gestão em Saúde e Plenária com representantes da COSEMS/MA


Tema Palestrante

Politica de Saúde no Brasil - Aíla Maria dos Santos Freitas Silva

Planificação da Atenção Básica e Regionalização da Saúde nas 19 Regiões do Estado do Maranhão - Domingos Vinicius de Araújo Santos.



Controle Social do SUS e os Consórcios Intermunicipais do Sistema Único de Saúde – SUS Magda Aparecida Gonçalves.

A Gestão do SUS e a importância dos seus Instrumentos: Lei Orcamentária (LOA); Plano Plurianual (PPA); Plano Municipal de Saúde (PMS) e Relatório de Gestão - Cristina Oeira Modesto.





18h – Encerramento.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André