O que muda com a posse de Luana Alves?



A ascensão de Luana a Câmara federal é sem dúvida um fenômeno que altera substancialmente o quadro politico eleitoral no Maranhão e mais especificamente em Santa Inês e na região do Vale do Pindaré. Depois dos abalos sísmicos provocados pelo movimento das placas tectônicas - grupos e forças políticas - nas eleições municipais deste ano, as placas voltam a se acomodar, mas de forma surpreendente e bem diferente da que muitos esperavam.


Luana Alves chega a Câmara Federal respaldada pelo voto popular, para exercer mandato de dois anos na 55ª legislatura. Luana obteve 51.418 votos (1.64%), ficando então na suplência, ela assume a vaga deixada pelo deputado federal João Castelo (PSDB) que morreu vitima de complicações cardíacas.

O forte e coeso grupo político liderado pelo casal Ribamar e Luana Alves sofreu implacável perseguição durante todo o mandato do prefeito Ribamar Alves e mais especificamente durante a campanha eleitoral. Forças oligárquicas usando do abuso de poder politico e econômico e com forte apoio do Palácio dos Leões, desequilibraram a disputa local, fatos que levaram a não reeleição do prefeito Ribamar Alves.

Por cima da carne seca, como diz o ditado popular, o grupo que venceu o pleito e retomou o comando do município que dominaram por quase três décadas imaginava que Ribamar Alves e seu grupo tinham chegado ao fim politicamente, porém eis que a ironia do destino abre uma vaga na Câmara Federal e Luana Alves é empossada para dois anos de mandato.

Com essa mudança, Santa Inês volta a ter representante na Câmara, o grupo político liderado por ribamar e Luana Alves recupera as forças e se mantem firme e pronto para os embates e disputas em 2018 e 2020, e o mais importante, o grupo volta a ser referência para qualquer atividade politica, partidária, eleitoral na região, já que tem nomes fortes para os dois pleitos.

Por outro lado, se Luana Alves tem sobre os ombros a responsabilidade de representar com eficiência, não apenas Santa Inês e a região do Vale do Pindaré onde está fincada a sua base eleitoral, mas todo o estado do Maranhão, onde foi votada, tem também a oportunidade impar de desconstruir o discurso da oposição e resgatar a imagem de seu grupo político dando a volta por cima. 


Quem conhece Luana Alves sabe bem que capacidade e competência ela tem de sobra, além de carisma e muita determinação, e que certamente obterá êxito em mais esta missão em defesa do povo de sua terra.

Com razão de sobra para festejar, a população de Santa Inês comemora a posse de Luana Alves, a quem elegeram como sua representante. É certo que as cobranças virão, mas esta e outra conversa, o momento agora é de torcer por um excelente desempenho da parlamentar, acreditar que Santa Inês e seu povo estarão no centro das ações e preocupações da deputada, e acima de tudo desejar boa sorte, sabedoria e sucesso a parlamentar. 


Comentários