Eliziane percorre o estado com campanha "Maranhão Contra as Drogas - Entre Nesta Luta!"


Preocupada com a situação crítica do aumento do consumo de drogas entre os jovens no Brasil e consciente de que é necessária uma ação forte do poder público, para mudar o quadro atual que é grave, assim que assumiu a Coordenação da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre consumo de drogas entre jovens, a deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA), deflagrou a campanha "MARANHÃO CONTRA AS DROGAS - entre nesta luta" a cruzada deve percorrer os 217 municípios maranhenses.


“A família não pode perder esta guerra contra às drogas. Sei que com a união de forças entre Poder Público, Família e Sociedade é possível transformar esta realidade. Queremos incentivar a realização de ações fortes em todos os municípios maranhenses”, destacou.

A proposta é promover o diálogo sobre o tema nas cidades e estimular a participação das instituições, igrejas, escolas e sociedade no combate às drogas em todas as regiões do Maranhão. “Nesta primeira fase vamos apresentar a campanha e incentivar o engajamento dos municípios nesta causa. Queremos que cada cidade desenvolva ações. Estou muito feliz com a mobilização das duas cidades”, disse.

Entre os encaminhamentos e proposições está a criação e fortalecimento de conselhos sobre drogas, criação de lei para inserção no mercado de trabalho, fixação etária em eventos e melhorias no acesso as políticas públicas sobre drogas e a promoção de concursos literários e culturais para estudantes.

Na quarta-feira(11), a coordenadora da Comissão foi recebida pelo prefeito de Imperatriz, Assis Ramos. A deputada também se reuniu com a Secretária de Desenvolvimento Social da cidade, Fátima Avelino.

Na oportunidade, pediu apoio da Prefeitura nos trabalhos que serão realizadas pela comissão nos municípios maranhenses e propôs parceria para desenvolvimento de ações na cidade.

Na segunda-feira (16), a comissão visitou os municípios de Santa Rita e Itapecuru-Mirim. Os encontros foram realizados na Câmara Municipal de Santa Rita no período da manhã e na Câmara Municipal de Itapecuru-Mirim à tarde. Os dois eventos contaram com a participação do deputado estadual Cabo Campos; do presidente da Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (REMADD), Erisson Lindoso; das autoridades e vereadores das cidades; além de conselheiros tutelares, lideranças religiosas, pastores, professores e famílias.

Eliziane esclareceu que a proposta é promover o diálogo sobre o tema nas cidades e estimular a participação das instituições, igrejas, escolas e sociedade no combate às drogas em todas as regiões do Maranhão.

“Nesta primeira fase vamos apresentar a campanha e incentivar o engajamento dos municípios nesta causa. Queremos que cada cidade desenvolva ações. Estou muito feliz com a mobilização das duas cidades”, disse.

Através da  Fanpage da parlamentar é possível acompanhar as visitas da comissão aos municípios: FANPAGE ELIZIANE GAMA


Nesta terça-feira(17), Eliziane apresentou as campanhas nos municípios de Vargem Grande e Chapadinha.

18/01

9h – Câmara Municipal de Coelho Neto

15h- Câmara Municipal de Timom

19/01

9h – Câmara Municipal de Caxias

15h- Câmara Municipal de Codó

20/01

9h – Câmara Municipal de Coroatá


Criada por solicitação da parlamentar, a Comissão Externa é destinada a avaliar a situação de consumo de drogas entre os jovens no Brasil e propor medidas para o seu enfrentamento. “Esta comissão fará debates, ações e apresentará proposições para o combate às drogas no país. É necessária ação educativa envolvendo os órgãos da Justiça, da Saúde e da Educação. Este será um ponto fundamental para combatermos a violência”, esclareceu Eliziane Gama.

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa dos que usaram drogas ilícitas aumentou de 7,3% para 9% ente 2012 e 2015.

Já o percentual dos garotos e garotas, entre 13 e 15 anos, que já experimentaram álcool subiu de 50,3% para 55,5% no mesmo período. A pesquisa foi elaborada com estudantes concluintes do 9º ano em escolas públicas e privadas de todo o país.

“Diante dessa realidade, é preciso realizar uma avaliação mais apurada do caso em nosso país, com levantamento de dados e a proposição de iniciativas específicas de enfrentamento ao consumo de drogas, contemplando questões de prevenção e de tratamento”, justifica a deputada.

A Coordenadora da Comissão, Eliziane Gama (PPS-MA) foi recebida pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão, Dr. Luiz Gonzaga e pelo o diretor-geral da PGJ, Dr. Emmanoel Soares.

Durante a visita, Eliziane Gama comunicou ao procurador-geral sobre os trabalhos da comissão externa da Câmara dos Deputados que tem como objetivo o enfrentamento do consumo de drogas entre jovens no país.

A parlamentar pediu a parceria da instituição nas atividades que serão desenvolvidas pela comissão no Estado do Maranhão.

“Vim solicitar apoio e parceira do Ministério Público do Maranhão. Queremos realizar trabalho conjunto com as instituições, as igrejas, as escolas e a sociedade. A famílias não podem perder esta guerra contra as drogas”, enfatizou Eliziane Gama.

Comentários